Chegou a estaĂ§Ă£o favorita de tantos, muitas sĂ£o as tradições do Natal, geralmente ao lado da famĂ­lia e amigos, com boa comida e muita diversĂ£o

Texto e fotos: EscritĂ³rio de Turismo da RepĂºblica Tcheca

Os festejos se iniciam cerca de um mĂªs antes, quando começa o Advento, as quatro semanas anteriores de espera e preparaĂ§Ă£o para o Natal. No primeiro domingo do Advento, muitas pessoas colocam o presĂ©pio em suas casas e as feiras de Natal começam a funcionar nas praças. O maior mercado do Advento Tcheco ocorre em Praga, na Praça da Cidade Velha.

No passado, o Advento era a Ă©poca de jejum e da espera do Natal. Hoje, poucas pessoas jejuam, porĂ©m alguns costumes sobreviveram hĂ¡ sĂ©culos. O mais notĂ¡vel Ă© ter uma coroa do Advento em casa, que pode ser uma coroa de flores sem velas, pendurada na porta ou uma coroa de flores com quatro velas colocada sobre uma mesa, simbolizando as quatro semanas do Advento. Uma vela Ă© acesa a cada domingo. Outro costume consiste em arrancar as "barbarinhas" que tem este nome porque dia 4 de dezembro Ă© o dia de Santa BĂ¡rbara. Nesse dia, pega-se um galho da cerejeira, leva-se para casa, e coloca-se em um vaso com Ă¡gua, em um lugar quente, cuidando dele como se fosse uma flor comum. Se o buquĂª florescer atĂ© a vĂ©spera de Natal, no ano que vem todos os seus desejos serĂ£o realizados. Outra tradiĂ§Ă£o Ă© o dia de SĂ£o Nicolau, em 5 de dezembro. Nesse dia, ao pĂ´r do sol, SĂ£o Nicolau, o anjo e o diabinho visitam as crianças de casa em casa. Bons filhos sĂ£o recompensados por SĂ£o Nicolau, mas os que nĂ£o se comportaram sĂ£o punidos pelo diabinho. Hoje o diabinho sĂ³ serve para dar um pequeno susto. As crianças sempre recebem pequenos presentes e doces de SĂ£o Nicolau.

O Natal na RepĂºblica Tcheca começa em 24 de dezembro. A vĂ©spera de Natal estĂ¡ associada a tradições e superstições, e para os ancestrais era um dia cheio de magia e rituais mĂ¡gicos. PorĂ©m hoje o jejum desde o nascer do sol atĂ© a ceia de Natal nĂ£o Ă© mais observado, e quase ninguĂ©m espera ver o mĂ­stico “porco dourado” que simboliza a riqueza. Por outro lado, mantĂ©m-se a tradiĂ§Ă£o de decorar a Ă¡rvore de Natal, cantar canções natalinas, passear, visitar o cemitĂ©rio e relembrar quem jĂ¡ nĂ£o pode festejar o Natal. Algumas famĂ­lias tchecas ainda mantĂªm alguns costumes pagĂ£os como, por exemplo, adivinhar o futuro cortando uma maĂ§Ă£ ao meio ou despejando chumbo liquefeito na Ă¡gua. A preparaĂ§Ă£o da mesa na vĂ©spera de Natal tambĂ©m Ă© algo excepcional. O nĂºmero de comensais deve ser sempre par, o jantar como tal Ă© solene e cada um veste a sua melhor roupa, uma das tradições que se conservam atĂ© os dias de hoje.

O menu da ceia Ă© geralmente composto de sopa de peixe, carpa ou outro peixe ou milanesa com salada de batata e o famoso molho escuro da Ă©poca, alĂ©m de bolinhos de Natal. Todos preferem ficar sentados Ă  mesa na vĂ©spera de Natal. NinguĂ©m quer sair porque dizem que quem se levanta primeiro tem no mĂ¡ximo um ano de vida. Depois do jantar, chegam os momentos mais bonitos. É quando as crianças esperam que a campainha toque e seus olhos brilhem. O sino anuncia que o Menino Jesus, nunca visto por ninguĂ©m, acaba de sair, deixando presentes debaixo da Ă¡rvore decorada. Depois de jantar e distribuir os presentes, muitas pessoas visitam a igreja mais prĂ³xima para assistir Ă  missa da meia-noite. Uma atmosfera Ăºnica reina em lugares como a Catedral de SĂ£o Vito, no Castelo de Praga, ou na Catedral de SĂ£o Pedro e SĂ£o Paulo, em Brno.

Nos dias 25 e 26 de dezembro, famílias e vizinhos se visitam para passar um tempo juntos. O almoço tradicional é pato assado, ganso ou frango, acompanhados de bolinhos e repolho.