Verstappen dita o ritmo com os pneus Soft C4 em uma pista muito suja

Texto e fotos: Pirelli

Diferença entre os compostos

Resumo dos pneus da sexta-feira

  • Em um circuito muito sujo e escorregadio, Max Verstappen acabou sendo o mais rápido nos treinos livres de sexta-feira, com o tempo de 1m17.301s no FP2 usando pneus P Zero Red Soft C4. Valtteri Bottas, foi o mais rápido em FP1, também com pneus macios.
  • A pista melhorou consideravelmente à tarde com mais borracha assentada, há dois anos não era muito utilizada. A famosa seção do estádio estava muito empoeirada pela manhã, Charles Leclerc e Sergio Perez saíram da pista e danificaram as asas traseiras.
  • Com o downforce reduzido em cerca de 25% devido ao ar rarefeito acima dos 2.000 metros do nível do mar, os carros deslizavam mais e geravam superaquecimento dos pneu, o que colocava ênfase no gerenciamento dos compostos.
  • As condições foram quentes e secas durante todo o dia, o FP2 teve 24º ambiente e 40º na pista, condições semelhantes são esperadas para o resto do fim de semana.
  • Até agora, a diferença de desempenho entre P Zero White Hard C2 e P Zero Yellow Médio C3 é de cerca de 0,6 segundos, a mesma diferença entre o C4 Médio e o Soft, como esperado.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Os pilotos tiveram que lidar com uma pista extremamente 'verde' e suja pela manhã e isso gerou abrasão e granulação, especialmente na frente e traseira esquerda com o composto Soft, mas houve um alto grau de evolução durante todo o dia, à medida que ficava mais emborrachada os tempos melhoraram muito. Grande parte do treino de hoje foi com pneus macios, especialmente de manhã, os pilotos queriam guardar seus jogos de médios para condições melhores no FP2 e também manter dois conjuntos para amanhã, provavelmente alguns pilotos tentarão passar pelo Q2 com o Médio e optar pela estratégia na corrida de uma parada. Esperamos mais evolução na pista amanhã, vimos que a batalha na frente está extremamente acirrada em termos de ritmo de corrida, então, este pode ser um GP que a estratégia fará enorme diferença".