Eu jĂ¡ dirigi o novĂ­ssimo e badalado SUV da Renault, mas tudo ficou muito melhor depois da vista ao restaurante Frutta & Crema, na Serra da Cantareira

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Claudio Larangeira

Ainda bem que a vacina nos restituiu parte da nossa antiga liberdade, podemos andar de novo por lugares novos ou antigos, sempre tomando muito cuidado, avaliando novos carros e conhecendo locais especiais. Durante uma semana eu pude avaliar o Captur Iconic versĂ£o 2022, um SUV que a Renault aposta muitas fichas, ele tem nova mecĂ¢nica e foi renovado por dentro e por fora.

Antes de falar do carro, vou contar onde fomos parar enquanto andava com ele pela cidade. No alto da Serra da Cantareira, zona norte de SĂ£o Paulo, visitei um restaurante que nasceu gelateria e acabou se tornando um badalado ponto de encontro nos almoços durante a semana e no farto cafĂ© da manhĂ£ dos domingos. O Frutta & Crema Ă© um local que preserva a tradiĂ§Ă£o italiana que Alberto Goitre, principal sĂ³cio e criador dos saborosos sorvetes artesanais, trouxe quando chegou ao Brasil. Mas foi por causa da chispa criadora de sua esposa que a ideia saiu do papel e virou realidade. Gledis LĂºcio Ă© advogada e sĂ³cia no restaurante, ela e Alberto desenvolveram os pratos, os mĂ³veis, os equipamentos e criaram um cardĂ¡pio para ser usufruĂ­do ao ar livre e que faz o maior sucesso na regiĂ£o.

Esse negĂ³cio de famĂ­lia usa as experiĂªncias quem ambos tĂªm em suas freqĂ¼entes viagens pela ItĂ¡lia, elas sĂ£o aplicadas no Frutta & Crema sempre no intuito de dar ao cliente uma experiĂªncia Ăºnica, seja nos sabores quanto no ambiente. É um lugar muito agradĂ¡vel, fica em um ponto estratĂ©gico onde Ă© abraçado pela mata atlĂ¢ntica original da regiĂ£o, as janelas amplas permitem a entrada de luz natural e te aproxima mais da natureza local.

Tudo começou em casa, ideia de um gelato artesanal italiano de sabor e textura Ăºnicos para surpreender amigos e convidados Ă© feito por Alberto, ele investiu cerca de dois anos em pesquisa e desenvolvimento de insumos para fugir da indĂºstria tradicional, que leva ingredientes quĂ­micos em sua composiĂ§Ă£o, lĂ¡ tudo Ă© natural. O gelato, desenvolvido desde a base, precisava ganhar o mundo, e um dia, incentivado por Gledis, ele resolveu profissionalizar o hobbie, começou com um carrinho de sorvete atĂ© chegar ao restaurante.

A qualidade e sabor dos pratos ficam evidentes tanto na elaboraĂ§Ă£o quanto na apresentaĂ§Ă£o, o local tambĂ©m comporta uma cafeteria e uma focacceira. A preocupaĂ§Ă£o em ter sempre alimentos mais frescos e de alta qualidade se junta com a parte social, principalmente agora, neste perĂ­odo em que a pandemia esta ligeiramente controlada. Para Gledis, que teve um inicio de vida com muita dificuldade, o entendimento de que uma aĂ§Ă£o sĂ©ria pode mudar a vida das pessoas, esse Ă© o fio condutor da empresa.

Perguntei: “quanto o Frutta & Crema representa no faturamento de vocĂªs?”, ela respondeu que “o valor do faturamento Ă© utilizado para pagar as contas e o que sobra nĂ³s reinvestimos na melhora e consolidaĂ§Ă£o da nossa marca. A ideia Ă© que possamos sempre melhorar a vida das pessoas, se o Frutta & Crema cresce, quem estĂ¡ com a gente cresce tambĂ©m e com isso mudamos vidas, Ă© muito bom saber que nossa atitude tirou alguĂ©m da pobreza e levou ao sucesso”. Conheça mais sobre o restaurante AQUI, e claro, faça uma visita!

Depois de provar um almoço espetacular, com direito ao gelato artesanal de sobremesa, chegou a hora de voltar para as ruas e avaliar o Captur Iconic. Para começar ele jĂ¡ chega cheio de novidade, inclusive na parte mecĂ¢nica.

Agora ele Ă© equipado com o novo motor turbo TCe 1.3 fex, gera 170 cv com 27,5 kgfm de torque, pode ser abastecido com etanol e gasolina, e tem tambĂ©m a nova transmissĂ£o automĂ¡tica CVT XTRONIC® de oito marchas, um Ă³timo conjunto mecĂ¢nico que mudou o patamar de desempenho do modelo.

O Captur Iconic ficou mais bonitĂ£o, suas linhas ficaram mais fluidas, marcantes e balanceadas graças ao novo para-choque que traz elementos tecnolĂ³gicos: DRL em LED, farĂ³is de neblina tambĂ©m em LED com a funĂ§Ă£o auxiliar em curvas, alĂ©m dos farĂ³is full LED, grade superior mais larga, ski dianteiro com entrada de ar e rodas de 17 polegadas. Andando na cidade, a economia de combustĂ­vel com a nova motorizaĂ§Ă£o ajuda a digerir o preço salgado que pagamos hoje, principalmente da gasolina, que abastecia o modelo. Segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia de consumo ficou em 11,7 km/l, muito bom se levarmos em conta que estavam duas pessoas a bordo e o ar-condicionado nĂ£o teve refresco.

Dirigir Ă© muito prazeroso, a resposta rĂ¡pida do conjunto mecĂ¢nico do Captur Iconic aliado ao conforto interno e itens de segurança da nova versĂ£o, transformam qualquer incursĂ£o por ruas e avenidas em uma viagem de primeira classe. Ele nĂ£o ocupa muito espaço entre as faixas de rolamento das avenidas, as manobras em estacionamentos sĂ£o fĂ¡ceis e precisas e os dispositivos eletrĂ´nicos previnem sustos, como motoqueiros andando em pontos cegos.

Os equipamentos incluem central multimĂ­dia com tela de 8”, sistema Multiview com quatro cĂ¢meras, direĂ§Ă£o elĂ©trica, partida do motor Ă  distĂ¢ncia, chave “hands free”, sensor de ponto cego nos retrovisores, assistente de partida em rampas, ESP, TC, ABS, DRL, TPMS, ESP, TCS, HSA, entre outros.

Usando a rodovia FernĂ£o Dias para retornar para a cidade, dĂ¡ para sentir a melhora no desempenho com a nova configuraĂ§Ă£o mecĂ¢nica do Captur Iconic em velocidades mais altas e situações extremas, a rodovia tem um traçado antigo, com curvas cegas e retas curtas. A facilidade de controle em situações como essas jĂ¡ o credenciam a ser elevado a outro nĂ­vel de SUV. O consumo tambĂ©m Ă© muito impactado, segundo dados do computador de bordo, com duas pessoas a bordo e mantendo a velocidade de 100 km/h, mĂ¡xima da estrada, fiz a mĂ©dia de 13,1 km/l, ah, o ar-condicionado estava ligado!

O preço sugerido Ă© de R$ 140.690, tem nove cores para escolher, pintura bĂ­ton, sistema de Ă¡udio BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo, e sĂ³, a Renault criou um pacote completo para o Captur Iconic e deixou poucas opções de personalizaĂ§Ă£o, tem 3 anos de garantia, revisĂ£o preço fechado, Renault AssistanceRenault Minuto, jĂ¡ se pode agendar um Test Drive nas concessionĂ¡rias da rede para quem sabe, se apaixonar pelo carro, e depois sair para se divertir com a famĂ­lia, tomando um delicioso gelato no Frutta & Crema? Pense nisso!

Ficha TĂ©cnica