O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, apresentou uma nova série de resultados com decepcionantes resultados de zero estrela para o Suzuki Baleno e uma estrela para o Toyota Yaris, o Latin NCAP pede aos fabricantes que façam melhorias de forma urgente
Texto e fotos: Latin NCAP
O Toyota Yaris , produzido no Brasil e na Tailândia, com dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão, obteve uma estrela no novo protocolo Latin NCAP. O modelo popular do segmento B atingiu 41,43% em Proteção de Ocupantes Adultos, 63,85% em Proteção de Ocupantes Crianças, 61,63% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 41,86% em Sistemas de Assistência à Segurança. O Yaris para o mercado latino-americano não oferece airbags laterais de cabeça e corpo como é oferecido pelo mesmo modelo para o mercado da Malásia, por exemplo. No teste de impacto frontal, unidade avaliada em 2019, a estrutura do habitáculo e a área da zona dos pés foram consideradas instáveis. Durante o impacto lateral do Latin NCAP, a porta se abriu; isso significa que o veículo não teria sido aprovado no teste UN95, já que tem a mesma configuração do Regulamento UN95. O Sistema de Aviso de uso do Cinto de Segurança (SBR) do Yaris não detectou o passageiro da frente.
Essa abertura da porta em um impacto lateral requer ação imediata por parte da Toyota, pois apresenta um sério risco de ejeção do passageiro no caso de um impacto lateral. Este resultado é válido tanto para a versão hatchback como para a versão sedan e para todas as unidades de produção. Este modelo oferece equipamentos opcionais em alguns países da América Latina que potencialmente contribuiriam para um melhor desempenho e poderiam ter se tornado padrão em toda a gama de modelos. Porém, devido à decisão da Toyota no México, a padronização de equipamentos essenciais para melhorar o resultado do Yaris foi afetada negativamente. A Toyota se recusou a avaliar o equipamento opcional para mostrar seu desempenho, o que levanta dúvidas sobre a eficácia dele.
O Suzuki Baleno , fabricado na Índia, com dois airbags frontais como equipamento padrão ganhou zero estrela. O modelo compacto popular obteve 20,03% em Proteção de Ocupantes Adultos, 17,06% em Proteção de Ocupantes Crianças, 64,06% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O resultado de zero estrela é explicado por proteção lateral fraca, pontuação de chicotada cervical baixa, devido à falta de teste UN32 para teste de impacto traseiro, falta de airbags de proteção lateral de cabeça (airbags de cortina) como equipamento padrão, ausência do ESC padrão e a decisão da Suzuki de não recomendar o Sistema de Retenção Infantil (SRI) para crianças explicam o resultado. O Baleno era vendido na Europa com seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como padrão, enquanto o modelo vendido na América Latina não oferece airbags laterais de corpo e cabeça nem ESC como padrão. A Suzuki recusou-se a avaliar o equipamento opcional para mostrar seu desempenho, o que levanta dúvidas sobre a eficácia dele.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP: "O zero estrela do Baleno faz parte da contínua decepção após o resultado zero estrela do Swift divulgado algumas semanas atrás. A Suzuki oferece desempenho de segurança especialmente fraco como padrão para consumidores latino-americanos na proteção de ocupantes adultos e crianças. Também surpreendente e decepcionante é o primeiro resultado de uma estrela da Toyota, o Yaris. É preocupante que uma decisão da Toyota México seja o principal motivo para este resultado, mas também responsável pela decisão de não proporcionar os principais equipamentos de segurança de série neste momento. Como resultado desta decisão, os principais equipamentos de segurança, como airbags laterais de cortina e corpo, não estão disponíveis para todos os latino-americanos". "O Latin NCAP incentiva a Toyota e a Suzuki a melhorar significativamente os equipamentos de segurança padrão desses modelos o mais rápido possível e submetê-los à avaliação para demonstrar possíveis melhorias. A segurança básica dos veículos, considerada um dado adquirido em mercados maduros, é um direito que os consumidores latino-americanos devem exigir sem ter que pagar mais por isso".
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP: "É lamentável ter outro veículo Suzuki zero estrela, neste caso o modelo Baleno, que em alguns países é comercializado como "Bom, Bonito, Baleno", ao qual devemos adicionar "Segurança baixa". Quanto ao Toyota Yaris, é muito decepcionante ter obtido apenas uma estrela, sendo este carro tão popular na nossa região, com uma penetração de mercado muito alta. Em testes anteriores, a marca Toyota teve um recorde de desempenho de segurança muito bom, o que é inevitavelmente maculado por projetar com tão baixa segurança um dos veículos mais acessíveis para os consumidores que a Toyota possui, devido ao risco envolvido em ter um veículo de uma estrela circulando nas ruas de nossa região. Fazemos um apelo enérgico para que a Suzuki e a Toyota se comprometam com a segurança da população da América Latina e do Caribe, não queremos mais carros de zero e uma estrela circulando em nossos países".
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