Iate Azimut 62, produzido no Brasil pela grife italiana Azimut Yachts e que chamou a atenção recentemente no Festival de Cannes, na França, será atração do São Paulo Boat Show 2021

Texto e fotos: Azimut Yachts

A 24ª edição do São Paulo Boat Show está confirmada para acontecer de 4 a 9 de novembro no São Paulo Expo. A Azimut Yachts, líder em fabricação de iates de luxo, com matriz na Itália e filial em Itajaí (SC), irá expor o modelo Azimut 62 fabricado na sua planta brasileira e que acaba de ser sucesso de público no Cannes Yachting Festival, no litoral sul da França. Uma embarcação considerada uma obra de arte sobre as águas com atmosfera de “casa” e com área que equivale a mais de 150 m2, inclusive, com a área reservada para barbecue. “A Azimut 62 é, sem dúvidas, um dos modelos de maior aceitação aqui no Brasil. É um iate exclusivo e inovador assinado por Achille Salvagni e Stefano Righini, designers italianos mundialmente renomados. É um modelo que privilegia momentos de lazer a bordo, como é o caso do tradicional churrasco tão apreciado pelo público brasileiro, além do alto requinte com móveis de design italianos e usabilidade”, conta Francesco Caputo, diretor da Azimut Yachts.

Integração e requinte
Entre os destaques do layout produzido no Brasil é a integração do espaço interno com as áreas externas. É o caso da ampla praça de popa pode ser considerada uma grande varanda com mesa para refeições com vista para o mar, integrada com a cozinha e, na sequência, com o living principal.

Essa característica arquitetônica a transforma em um amplo lounge gourmet de convivência separado do exterior por uma janela de vidro, esta que pode ser aberta ou fechada por meio de acionamento automático. “Além da integração dos ambientes, neste modelo, a cozinha fica bem próxima à praça de popa, facilitando ainda mais os momentos de integração e de convivência aos usuários do barco. Assim, criamos um lounge gourmet refinado e apropriado a um público que preza por alto conforto e exclusividade, inclusive com área para grill”, complementa o diretor Francesco Caputo.

Nessa área, a plataforma submergível também pode ser utilizada como um deck para mergulhos e lazer. Além dos espaços externos na popa, o flybridge vem carregado de itens de conforto tanto em detalhes, como as confortáveis poltronas do segundo posto de comando, quanto as áreas para banhos de sol e refeições. Outra inovação é o lounge de proa. Além das vistas privilegiadas para os passeios, foi criado um ambiente diferenciado para banhos de sol que, por meio de simples ajustes, pode ser customizado e transformado em uma área de estar privativa.

Atmosfera e conforto de casa
A Azimut 62 tem quase 19 metros de comprimento e o equivalente a 156 m2 de área útil. É considerada uma obra de arte sobre as águas com atmosfera de “casa.” Chama atenção pelos móveis exclusivos e revestimentos italianos, além da linha de eletrodomésticos de fino padrão que compõem os ambientes de forma a garantir o conforto de uma “casa”.

O designer interior e móveis é o italiano Achille Salvagni, um dos 100 melhores do mundo, segundo a AD Collector e incluído na lista “A” elaborada pela Elle Decor USA. Já o desenho externo foi concebido pelo igualmente renomado profissional de embarcações de luxo, Stefano Righini que utiliza janelas panorâmicas de vidro, que contornam as laterais da embarcação Azimut 62, enaltecem o contato para a natureza. Em termos de layout, composta por três decks, três suítes, living integrado com central de comando, sala de jantar e cozinha, e grande área de convivência ao ar livre, incluindo versátil lounge de proa além, claro, de espaços para confraternizações, banhos de sol, relaxamento e, claro, duas áreas gourmet.

Além de todo o conforto de casa, o iate vem com modernos equipamentos de navegação para melhor desempenho e que chegam à velocidade máxima de 32 nós. A alta qualidade construtiva também chama atenção pela eficiência de consumo e navegação silenciosa. É equipado com dois motores VOLVO D13 1000 mHP.