Pole no último minuto para Verstappen, ele larga com o composto Médio

Texto e fotos: Pirelli

Possíveis estratégias de corrida

  • Com altas temperaturas e alta abrasão, duas paradas parece ser uma ótima estratégia para amanhã, principalmente se tivermos temperaturas altas durante a corrida.
  • A estratégia exata de cada piloto dependerá da quantidade de pneus novos que eles reservaram em suas alocações individuais, a mais rápida para a corrida de 56 voltas será de uma passagem com o P Zero Red Soft ou P Zero Yellow Médio e duas com o P Zero White Hard. Essas duas opções são muito parecidas.
  • Gerenciar o desgaste e a degradação do pneu Soft será crucial, então aqueles que desejarem tentar uma estratégia de parada única deverão ser capazes de fazer isso usando Médio e Hard, mas isso não parece ser fácil de conseguir.
  • Como é típico nesta fase da temporada, alguns pilotos começam fora de posição devido a penalidades na troca de motor, eles podem ficar tentados a usar o pneu Hard na largada para fazer uma primeira passagem longa e ganhar posições na pista. No entanto, COTA é um circuito com vários pontos de ultrapassagem e perda de tempo razoavelmente pequena no pit lane, então, a vantagem da estratégia de uma parada pode ser um pouco menor do que o normal.

Pneus disponíveis

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "O pneu Médio foi o preferido pela maioria dos 10 primeiros do grid, já que começar com este composto permite mais flexibilidade em termos de estratégia. Gerenciar os Softs para evitar o superaquecimento, especialmente na parte traseira, é crucial nessas condições quentes e isso torna o Médio e o Hard as escolhas principais para a corrida. A estratégia de duas paradas é a mais provável, com as altas velocidades e as superfícies abrasivas consumindo muito os pneus. Ao mesmo tempo, a perda de tempo relativamente baixa do pit stop e o número de oportunidades de ultrapassagem mitigam as vantagens de uma parada. Há uma série de estratégias de duas paradas bastante parecidas, esta parece que será uma batalha estratégica intensa".