Hamilton marca o novo recorde da pista com os pneus P Zero Red Soft C4 em asfalto muito melhor

Texto e fotos: Pirelli

Diferença entre os compostos

Resumo dos pneus da sexta-feira

  • Lewis Hamilton, ditou o ritmo dos treinos livres para o GP da Turquia, marcou seu melhor tempo no FP2 com o P Zero Red Soft C4 quebrando o recorde do circuito que era de Juan Pablo Montoya em 2005, e já havia sido superado no FP1. De manhã, Hamilton também foi o mais rápido com o pneu Soft, ele e Charles Leclerc foram os únicos a rodarem na casa de 1m23s.
  • A pista de Istanbul Park, que não é muito usada durante o ano, mostrou aderência melhor em comparação com o ano passado. O melhor tempo do FP2 com Hamilton foi cerca de 4s5 mais rápido do que o de 2020 que teve a indicação dos pneus um passo mais dura.
  • A sessão FP2 foi realizada em condições climáticas que atingiram um pico de 23º ambiente e 32º na pista, com algumas rajadas de vento especialmente na crucial Curva 8. No entanto, a previsão do tempo é incerta para o resto do fim de semana, com possibilidade de chuva amanhã e condições mais secas no domingo.
  • Istambul continua a ser um dos maiores desafios do ano para os pneus, eles são submetidos a uma carga de 4,5G na frenagem após o longo percurso para a Curva 1, a Curva 8 é feita a toda velocidade com carga máxima por cerca de seis segundos. A entrada para a Curva 12 é outra área de grande frenagem a 5G.
  • As diferenças de desempenho estimadas até agora entre os três compostos são razoavelmente pequenas, 0s5 entre P Zero White Hard C2 e P Zero Yellow Médio C3 e 0s4 entre o Médio e o Soft. Com a evolução da pista, sem grandes corridas de suporte no cronograma, essas diferenças podem mudar no decorrer do fim de semana, conforme mais borracha de F1 for acumulada.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Desde o início, ficou claro que as condições da pista eram muito melhores que do ano passado, com os pilotos relatando uma melhor aderência e com os tempos em ambas as sessões consideravelmente mais rápidos do que em 2020. É difícil comparar este ano com o ano passado, porque as condições meteorológicas são diferentes e a nossa nomeação de pneus é um passo mais macia. A pista também foi lavada à pressão recentemente, e isso lavou o betume da superfície, embora o nível de rugosidade pareça estar inalterado. Como resultado, vimos aderência consistente ao longo das voltas, embora ligeiramente afetadas pelas rajadas de vento, todos os três pneus proporcionaram um desempenho sólido, com um pouco de granulação, como esperado, especialmente no dianteiro direito. Com tantos aspectos novos em comparação com o ano passado, as equipes vão depender muito das informações coletadas hoje para definir a estratégia ideal ao invés dos dados de 2020. No entanto, há o risco de chuva amanhã que pode causar outra variável. Para a corrida, o que aprendemos hoje é que os pneus duros e médios podem ser favorecidos para se alcançar uma estratégia de parada única, mas os macios também podem entrar em jogo se as equipes forem capazes de mitigar o desgaste".