Inovação traz reduções rápidas e foi desenvolvida para contribuir com os OEMs e usuários
Texto e fotos: Textofinal de Comunicação
Em contribuição com as montadoras que buscam continuamente soluções para o mercado de veículos pesados quando se trata de redução do consumo de combustível, a Meritor Brasil, fabricante de eixos e sistemas de drivetrain para veículos comerciais, desenvolveu uma nova classe de eixos denominada de Super Fast Ratio (SFR), já disponível nos modelos MS-18X, MS-160 e o MT-168. Com a tendência de uma nova classe dos motores e, consequentemente, a variação da rotação entre motor e transmissão, principalmente em veículos estradeiros, a Meritor Brasil criou uma solução de reduções rápidas para compensar, nesta configuração, o desempenho do equipamento e suportar a redução do consumo de combustível proveniente da nova performance dos motores.
Para o diretor de Engenharia do Produto e PMO da Meritor Brasil, Fabio Brandão, “além dos ganhos ambientais, o Meritor SFR é um incremento no portfólio da empresa e oferece para as montadoras mais uma solução, uma nova configuração, com um novo par de coroa e pinhão e um sistema mais robusto de Diferencial Entre Eixos ou Inter Axle Diferential (IAD) presente nas aplicações 6x4, patenteado e minuciosamente desenvolvido pela Meritor”. “As principais alterações no processo de desenvolvimento foram a nova relação no nosso sistema de transmissão de torque, ou seja um novo sistema de engrenamento projetado para rotações e torque diferentes das convencionais e uma nova concepção de componentes do diferencial entre eixos (IAD) para suportar o torque mais elevado nessa nova configuração. O objetivo é oferecer o uso da nova classe SFR, suportando a evolução tecnológica dos motores, garantindo as mesmas características de performance do veículo nas aplicações, de acordo com as especificações da montadoras”, explica o diretor. Com o Meritor Super Fast Ratio é possível atender às tendências dos avanços das engenharias, mantendo o mesmo desempenho das aplicações, além de aumentar a eficiência da operação. O processo de desenvolvimento desta nova tecnologia que teve início em 2018, contou com um trabalho global de engenharia dedicado da Meritor, dos EUA, Brasil e Europa e já foi adotado em caminhões que circulam pelas estradas brasileiras. No Brasil, a companhia inaugurou a nova classe em 2019.
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