Hamilton finalmente conquista a 100ª vitória na Fórmula 1 usando os pneus Médio, Duro e Intermediário

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • Largando do quarto lugar, Lewis Hamilton conquistou sua 100ª vitória na Fórmula 1 e recuperou a liderança do campeonato mundial. Como quase todos os pilotos, ele fez uma estratégia de duas paradas, mudando do P Zero Yellow Médio C4 para o P Zero White Hard C3 na volta 27 e depois para os Cinturato Green Intermediates nas voltas finais enquanto a chuva caía. Ele vinha atrás de Lando Norris, que liderou a maior parte da corrida, mas só foi trocar para os intermediários na volta final, despencando na classificação da corrida e terminando em sétimo.

  • Max Verstappen largou em 20º e chegou em segundo, ele começou com o Hard, mudou para o Médio e depois para o Intermediate a três voltas do fim.
  • A maioria dos pilotos começou com pneus médios, sete com os duros. Antes da chuva, todos os pilotos executavam as duas estratégias teoricamente mais rápidas: Médio-Hard ou Hard-Médio.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Depois da chuva de sábado, hoje ela demorou a chegar até às últimas voltas e acabou por decidir a corrida. Até então, os pilotos tinham aproveitado ao máximo o piso seco com máxima liberdade de escolha dos pneus, já que optar livremente pelos compostos de largada, todos tinham um jogo completo de slicks não utilizados. A pista 'reiniciada' após a chuva levou a um certo deslizamento e granulação no início da corrida, mas isto foi logo superado. A resistência à abrasão do pneu Hard mostrou-se muito adequada às condições, com algumas passagens de mais de 35 voltas, enquanto o Médio teve 28 voltas nas mãos de Lando Norris. No entanto, no final das contas, foi o pneu intermediário que fez a diferença, com as equipes capazes de usar a experiência da classificação no molhado para extrair o máximo de desempenho no final".

Campeonato