Bottas é o mais rápido com os obrigatórios P Zero Red Soft C4

Texto e fotos: Pirelli

Diferença entre os compostos

Resumo dos pneus da sexta-feira

  • Valtteri Bottas foi o mais rápido na classificação desta sexta-feira e isso o coloca na pole para a corrida Sprint de classificação de amanhã e que determina o grid para o GP da Itália no domingo. Todos os pilotos tiveram que usar o pneu P Zero Red Soft C4 para a classificação de hoje, de acordo com o regulamento.
  • O piloto mais rápido na classificação de sexta-feira recebe o prêmio Pirelli 'Speed​​King', que substitui o Prêmio Pirelli Pole Position em eventos com corrida de classificação Sprint. O nome é particularmente adequado neste fim de semana por que Monza é popularmente conhecida como o “Templo da Velocidade”.
  • Houve apenas uma hora de treinos livres na tarde desta sexta-feira precedendo a classificação, com as equipes condensando seus programas usuais de coleta de dados dentro dessa uma hora e usando todos os três compostos. Lewis Hamilton, foi o mais rápido na sessão FP, desta vez com o pneu P Zero Yellow Médio C3. Lewis se classificou em segundo para a corrida de amanhã, atrás de seu companheiro de equipe e à frente de Max Verstappen.
  • A classificação de hoje ocorreu as 18h, horário da Itália, mais tarde do que o horário habitual, com 27º ambiente e 33º na pista no início da sessão.
  • Com o tempo de pista limitado, é mais difícil que o normal calcular a diferença de desempenho entre os três compostos. As indicações até agora sugerem cerca de 0s4 entre Médio C3 e Soft C4, e 0s3 entre Médio C3 e o Hard C2.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Como vimos antes em Monza, a classificação foi uma sessão muito estratégica, com os carros tentando se beneficiar de um vácuo valioso nas longas retas para melhorar seus tempos de volta. A estratégia geral ficou mais complexa pelo fato de que as equipes também tiveram que considerar a corrida de classificação Sprint pela primeira vez em Monza, já que são livres para usar o pneu que quiserem amanhã, bem como começar o GP com qualquer composto. Vimos diferentes abordagens estratégicas no FP1, com a maioria das equipes usando três conjuntos de pneus e todos os compostos em apenas uma hora para maximizar a coleta de dados, enquanto a Mercedes, por exemplo, focou apenas no pneu Médio, que pode ser uma boa opção para a corrida de amanhã. A classificação de hoje foi mais simples do que o normal, já que as equipes só podiam usar pneus Soft, eles lidaram bem com as fortes exigências de tração e frenagem de Monza, proporcionando também a aderência mecânica necessária na ausência de elevados níveis de downforce".