Ferrari lidera em Zandvoort com o P Zero Red Soft C3

Texto e fotos: Pirelli

Diferença entre os compostos

Resumo dos pneus da sexta-feira

  • Com apenas 20 minutos no FP1, que teve atraso por causa da remoção do Aston Martin de Sebastian Vettel, o FP2 foi a sessão principal de hoje e foi realizada exatamente no mesmo horário em que vai acontecer a classificação e a corrida, 15h00, horário local. Charles Leclerc foi o mais rápido, ele ficou à frente de seu companheiro de equipe Carlos Sainz, ambos usando o pneu P Zero Red Soft C3 para estabelecer seus melhores tempos. Lewis Hamilton, liderou os tempos na curta sessão matinal do FP1.
  • Com Zandvoort retornando à Fórmula 1 desde 1985, a ênfase hoje foi em aprender a pista e como os três compostos de pneus selecionados para este fim de semana interagem com ela.
  • O FP2, começou com 25º de temperatura ambiente e 30º na pista, com tempo ensolarado. Esta sessão também foi interrompida por duas bandeiras vermelhas por menos de 15 minutos no total.
  • Como esperado, a nova pista estava bastante “verde” durante todo o dia antes de qualquer borracha ser acumulada, com areia e cascalho também aparecendo na pista.
  • O tempo limitado de pista hoje significa que as informações sobre as diferenças entre os pneus são baseadas apenas no FP2. Entre o C3 Soft e o C2 Médio, há uma lacuna de 0s7, maior do que nossa estimativa inicial, enquanto a lacuna entre o C2 Médio e o C1 Hard é de 0s6, com base em nossa simulação pré-evento, sem informações suficientes disponíveis de uma sessão.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Tivemos pelo menos uma bandeira vermelha durante cada sessão de hoje, incluindo os treinos livres e a classificação da Fórmula 3, o que obviamente limitou o tempo de pista e tornou mais difícil tirar conclusões mais assertivas. Estávamos também com uma pista bastante suja, com areia e cascalho na superfície. No entanto, as equipes ainda conseguiram obter alguns dos dados que precisavam nesta nova pista, que é única e implacável. e essa foi uma preparação útil, já que os safety cars e as bandeiras vermelhas parecem ser uma possibilidade durante a corrida também. No entanto, mais trabalho e informações serão necessários amanhã para se ter uma ideia mais clara da estratégia ideal. Conseguimos ter uma boa ideia da lacuna entre o médio e o macio hoje, embora ainda não tenhamos dados suficientes para prever com precisão a lacuna entre o médio e o duro. Apesar da inclinação impressionante em Zandvoort, os pneus são exatamente os mesmos que trazemos para as outras corridas, com a mais recente estrutura introduzida em Silverstone projetada para lidar até com as cargas mais pesadas".