- 22 unidades do pneu protótipo Conti Light Pro nas medidas 315/70R22.5 154/150L e 385/65R22.5 160K equipam o caminhão-conceito da Volvo;
- Os pneus trazem sensores instalados na parte interna e medem em tempo real a pressão e a temperatura;
- No display do painel do Volvo Efficiency Concept Truck, sinais visuais e sonoros alertam o motorista caso ocorra aumento na temperatura ou baixa na pressão dos pneus.
Texto e fotos: MLP Assessoria
da Continental os pneus e o sistema de monitoramento de temperatura e pressão do Efficiency Concept Truck, o caminhão graneleiro do futuro criado no Brasil pela Volvo. O Volvo FH 6x4 rodotrem foi desenvolvido ao longo de quase três anos em parceria com a Randon, Hyva e Continental, que colaboraram na concepção de novas soluções no implemento, no sistema hidráulico e também nos pneus. No total, 22 unidades do pneu protótipo Conti Light Pro, produzidos pela Continental especialmente para este projeto em sua planta de Puchov, Eslováquia, calçam o caminhão-conceito da Volvo. No cavalo é empregada a medida 315/70R22.5 154/150L e nos trailers a 385/65R22.5 160K.
O Conti Light Pro é muito mais leve se comparado aos modelos atualmente comercializados, pois sua construção e design foram desenvolvidos com foco na redução significativa de peso do pneu, o que possibilita o aumento da carga transportada. Outra tecnologia empregada é a utilização de compostos específicos para redução de resistência ao rolamento na banda de rodagem, resultando em um menor consumo de combustível. Sensores instalados na parte interna do pneu (liner) medem a pressão e a temperatura interna e, através da leitura das antenas localizadas no cavalo e no trailer, os dados são enviados diretamente para a cabine do veículo e contribuem para que a gestão e a manutenção preventiva sejam realizadas de maneira mais efetiva, prolongando sua vida útil, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO₂ na atmosfera, com reflexos positivos para o meio ambiente. No display do painel do Volvo Efficiency Concept Truck, o motorista é imediatamente alertado por sinais visuais e sonoros caso ocorra baixa na pressão dos pneus ou aumento na temperatura.
A solução digital da Continental vai ao encontro dos principais targets do projeto do Volvo Efficiency Concept Truck, pois auxilia na redução de consumo de combustível, melhorando a eficiência no frete, além de contribuir no aumento da segurança, pois, com o monitoramento da pressão correta aplicada e da temperatura, os pneus estão menos suscetíveis a danos que podem vir a causar acidentes ou paradas durante o trajeto. “Participar do desenvolvimento do Volvo Efficiency Concept Truck e apresentá-lo agora, quando celebramos 150 anos, é um grande privilégio. Acreditamos que esse caminhão é um projeto extremamente importante para sensibilizar o mercado brasileiro para o valor da adoção de uma solução automatizada e inteligente para o monitoramento constante da pressão e da temperatura, capaz de beneficiar diretamente a economia de combustível e o aumento da vida útil dos pneus, garantindo assim um menor custo operacional para as frotas comerciais”, destaca Renato Martins, head of key account management da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã. O Volvo Efficiency Concept Truck será testado em operação real e poderá ser visto rodando na “rota dos grãos”, partindo do centro-oeste brasileiro com destino aos portos de escoamento da safra.
0 Comentários