- Saboroso e nutritivo, o leite orgânico NoCarbon é o prazer de se alimentar;
- Mais do que uma marca, representa um movimento que busca produzir alimentos saudáveis com respeito à natureza, cuidando do solo e dos animais, e contribuindo para reduzir os impactos das mudanças climáticas.
Texto e fotos: Guaraci Agropastoril
A Guaraci Agropastoril, dos sócios Luis Fernando Laranja da Fonseca, Osvaldo Stella Martins, Henrique de Azevedo Ferreira França e Valmir Gabriel Ortega, lança no mercado nacional a marca NoCarbon, o primeiro leite orgânico e carbono neutro produzido no Brasil. O empreendimento é uma parceria com a Fazenda da Toca, localizada no município de Itirapina, a 200 quilômetros da Capital de São Paulo, e um dos núcleos de produtos orgânicos mais importantes do país. Mais do que uma marca de leite, o NoCarbon nasce da consciência de que é preciso adotar práticas mais sustentáveis, bem como promover o consumo de produtos saudáveis, e insere-se num movimento que defende uma forma inovadora de produzir alimentos. Numa perspectiva mais ampla, a marca se alinha ao conceito contemporâneo de que a missão de uma companhia não é apenas gerar lucro para seus acionistas; ela tem que proporcionar impactos sociais e ambientais positivos para a sociedade local e global.
Assim, além de ser um produto 100% orgânico - que não usa agrotóxicos como herbicidas, inseticidas e fungicidas no solo, nem promotores de crescimento ou hormônios no rebanho, e de defender o bem-estar animal- o NoCarbon oferece ao consumidor a neutralidade no balanço de emissões de carbono. A garantia da neutralidade do carbono é feita por meio da acreditação do selo Carbon Free, da ONG Iniciativa Verde, pioneira na certificação de projetos que visam a redução do gás estufa e que atua há mais de 15 anos no segmento. Para obter a certificação, a Guaraci submeteu-se a um inventário completo das emissões de todas as fases de produção - desde o metabolismo das vacas, atividades ligadas à produção do leite, até logística, embalagem etc.- e faz a compensação voluntária de carbono por meio do plantio de árvores nativas na própria Fazenda da Toca, que se encontra nos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Além da compensação das emissões de gases de efeito estufa, a Guaraci é certificada pelo IBD, maior certificador da América Latina de produtos orgânicos. Possui também o selo da Certified Humane Brasil, representante da Humane Farm Animal Care (HFAC), principal organização global voltada à melhoria na qualidade de vida das criações de animais na produção de alimentos. O selo garante que a Guaraci atende exigências objetivas de bem-estar animal, que incluem uma alimentação nutritiva e equilibrada e livre de antibióticos, provisão de abrigos e áreas de repouso adequados para que os animais expressem seu comportamento natural.
0 Comentários