Pneus desenvolvidos especialmente para TrackDay fazem o Stradale andar tĂ£o rĂ¡pido quanto um carro de GT3 no circuito de Mugello, na Toscana

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus Pirelli P Zero Slick foram selecionados pela Dallara para equipar o exclusivo Stradale EXP, uma versĂ£o do Stradale de rua projetada para uso em pista com 500 cv, 720 Nm de torque e pesando apenas 890 kg. Os engenheiros da Pirelli enfrentaram um difĂ­cil desafio no desenvolvimento desses pneus slicks dedicados, que sĂ£o necessĂ¡rios para suportar cargas extremamente altas. Os pneus P Zero desenvolvidos especialmente para o Stradale EXP permitiram Ă  Dallara atingir seu objetivo de dar uma volta no circuito de Mugello em menos 1min46s: uma meta superada quando o carro e seus pneus Pirelli registraram uma volta de 1min45s837.

O Dallara Stradale EXP Ă© uma evoluĂ§Ă£o do Stradale com o objetivo de proporcionar uma experiĂªncia para todos, da estrada Ă  pista, permitindo que os participantes de um track day se divirtam sem ter que se submeter Ă s restrições de homologaĂ§Ă£o dos carros de rua. A estreia do carro aconteceu no Pirelli P Zero Experience em Mugello, um dos eventos mais exclusivos dedicados a gentleman drivers que querem levar seu carro para a pista e testar os modelos de melhor desempenho dos fabricantes para os quais a Pirelli produz pneus sob medida.
O desenvolvimento dos pneus para o Stradale EXP apresentou vĂ¡rios desafios tĂ©cnicos para os engenheiros da Pirelli. Na pista, seu habitat natural, o carro gera cargas dinĂ¢micas significativas, comparĂ¡veis Ă s experimentadas com um carro de corrida GT3. A soluĂ§Ă£o buscada foi em um desenvolvimento preciso de estruturas e materiais, o que levou ao uso de um composto mais macio (mĂ©dio) para o eixo dianteiro e um mais rĂ­gido (duro) para o traseiro para garantir um bom equilĂ­brio dinĂ¢mico do carro e proporcionar nĂ­veis homogĂªneos entre desempenho, aderĂªncia e resistĂªncia a diferentes temperaturas, graças Ă  introduĂ§Ă£o de polĂ­meros de nova geraĂ§Ă£o. Isso explica a nomenclatura diferente entre os pneus dianteiros DMA e os pneus traseiros DHA. Antes da estreia oficial no Pirelli P Zero Experience, o Stradale EXP com pneus P Zero Slick percorreu mais de 9.000 km em vĂ¡rias pistas, incluindo Barcelona, Misano e Vallelunga, para ser testado em uma variedade de condições representativas em diferentes circuitos. Pierangelo Misani, vice-presidente sĂªnior de Pesquisa & Desenvolvimento e Cyber da Pirelli, disse: “Com os pneus desenvolvidos para o Dallara Stradale EXP, nosso objetivo era oferecer o mĂ¡ximo desempenho combinado com uma maior faixa de trabalho possĂ­vel. Como tambĂ©m acontece com os carros GT, o objetivo era a versatilidade. QuerĂ­amos um P Zero que fosse fĂ¡cil de usar para os gentleman drivers, que precisam de um pneu que possa oferecer uma resposta clara, mas tambĂ©m adequada para os pilotos mais exigentes. Trabalhamos muito bem com a equipe da Dallara: Ă© uma empresa com a qual compartilhamos a mesma paixĂ£o e os mesmos objetivos, começando por oferecer a mĂ¡xima segurança possĂ­vel”.