A animação de sucesso ganhou uma continuação com pegada familiar mais forte e aquele jeito de desenho para crianças

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Universal Pictures

Já estava com saudades de assistir uma animação com cara de desenho animado. A indicação de LIVRE faz a gente viajar por um universo que estava meio esquecido nos últimos anos, vez ou outra, as produções sofriam com a limitação de idade mínima por vários motivos, alguns realmente pesados, outros toscos, aqui não é o caso e isso é muito divertido.

É claro que uma continuação sempre pega carona no sucesso de seu antecessor e, via de regra, surge poucos anos depois do primeiro lançamento, isso tem uma explicação: algumas partes do primeiro filme acabaram ficando no chão da sala de montagem e são aproveitados sempre na parte seguinte. Não é o caso, o roteiro é novo e isso deixa a obra mais interessante, divertida e trata os assuntos mais sérios com a leveza que uma criança precisa para entender.

Chega hoje aos cinemas do Brasil O Poderoso Chefinho 2: Negócios da Família (DreamWorks Animation, Universal Pictures) que estreou no mês passado nos EUA e já consegui faturar, mesmo com todas as limitações das salas de cinema por conta da Covid-19, quase todo o orçamento de US$ 82 milhões gastos nos 107 minutos de duração.

O que mais me encanta é a nova pegada da comédia, os irmãos Templeton já são adultos e se afastaram, Tim é casado com Carol e mora no subúrbio com suas filhas, a superinteligente Tabitha e a adorável bebê Tina. Já Ted é um CEO bem sucedido e idolatrado pela sobrinha mais velha que quer ser como ele, já a Tina é na verdade uma agente ultrassecreta da BabyCorp que tem a missão de descobrir os segredos por trás da escola de Tabitha e de seu misterioso fundador, o Dr. Erwin Armstrong.

A parceria entre o diretor Tom McGrath e o roteirista Michael McCullers funciona muito bem como no primeiro filme, eles conseguem, com muita sensibilidade, linguagem direta e pastelão, envolver o espectador e criar clima sobre um tema muito em alta hoje em dia: reavaliar o significado de família. As tramas e ações onde se provoca a condição de que todos devem se amar e se orgulhar dos feitos uns dos outros é o eixo principal da animação que, alias, tem na qualidade dos traços e a enorme preocupação com os backgrounds, marca registrada da DreamWorks, uma envolvente quantidade de imagens claras e fortemente coloridas que encantam e marcam as retinas de quem assiste.

O filme teve que se adaptar aos novos tempos, em 8 de maio de 2020, a produção estava sendo feita remotamente durante a pandemia, é uma nova era, já que as vozes que dão vida aos personagens onde pesos pesados como Alec Baldwin, James Marsden, Amy Sedaris, Ariana Greenblatt, Eva Longoria, Jeff Goldblum, também fizeram sua parte remotamente. A animação é embalada pela trilha sonora assinada pelo sempre genial Hans Zimmer, por isso, assistir em salas com som digital é fundamental.

O Poderoso Chefinho 2: Negócios da Família marca um novo momento na produção e criação de animações, dá um passo em direção ao melhor entendimento entre pessoas da mesma família, celebra a justiça e as conquistas ao seu devido tempo. Leve toda a família toda ao cinema, procure salas com segurança e higiene de qualidade, curta o filme de cabeça fria e mente aberta, as coisas pequenas e grandes da vida são sempre muito importantes, aproveite, o tempo não volta...

Assista ao trailer