Licenciados pela GM por meio da especificação Dexos1, os produtos atendem as regulamentações ambientais dos novos motores downsizing que oferecem potência e economia de combustível, bem como evitam o fenômeno LSPI
Texto e fotos: Valvoline
Desenvolvida para atender as novas tecnologias de motores turbocompressor e injeção direta que oferecem alto desempenho, tendência mundial das montadoras para oferecer performance e economia de combustível, a linha Advanced Full Synthetic API SP de lubrificantes da Valvoline foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisa da marca nos Estados Unidos e garante proteção superior a 60% em comparação aos produtos convencionais do mercado, conferindo também até 10% de economia em combustível e extensão de troca de uso.
Disponível nas viscosidades 0W20, 5W20 e 5W30, a linha Advanced Full Synthetic API SP atende veículos nacionais e importados. Os lubrificantes são licenciados pela GM e API (American Petroleum Institute) que indica a aplicabilidade e desempenho, proporcionando o mais alto nível de qualidade para estes tipos de veículos que respondem rápido em baixa e alta rotações, oferecendo agilidade e baixo consumo de combustível com relação aos motores aspirados. Além das vantagens de eficiência, os lubrificantes Full Synthetic API SP evitam o fenômeno LSPI nesses tipos de motores porque possuem características específicas para inibir o efeito da pré-ignição que ocorre em baixa rotação. “Trata-se de um fenômeno que pode vir acontecer no sistema de combustão em baixa rotação, isso acontece da seguinte forma: enquanto o pistão está subindo, saindo do ponto morto inferior de deslocamento para o ponto morto superior vai amassando a mistura ar mais combustível. E quando a explosão não acontece no ponto ideal, ou seja, na vela existe um contra esforço no pistão que poderá até danificar o motor, aumentar o consumo de combustível. E, em casos extremos, onde não temos a ignição no tempo correto pode vir a ocorrer a quebra do pistão ou quebra das canaletas ou saia. Existe também um problema que é silencioso, provocando o bronzinamento da biela porque ela fica recebendo golpes e perde o seu apoio no virabrequim, tirando o balanço do motor”, explica Layla Silva Rosa, especialista em produtos da Valvoline. Segundo a especialista, o lubrificante tem vários aditivos que retardam o processo e dispersam a onda de calor da câmara de combustão para evitar a LSPI, além das funções básicas para promover proteção contra a formação de depósitos de resíduos e o bom desempenho do motor.
0 Comentários