- Modelo 100% elétrico pertence à oitava geração de veículos com zero emissão da JAC Motors;
- O modelo possui 420 km de autonomia (norma NEDC); baterias de fosfato de ferro-lithium têm capacidade máxima de 55 kWh;
- Com 150 cv de potência e 340 Nm (34,7 kgfm) de torque, ele garante arrancadas impressionantes: 0 a 100 km/h em 7,5 segundos;
- Provido de refrigeração líquida e sistema de regeneração de carga em três níveis de atuação, o JAC E-JS4 é econômico: em média, o modelo percorre 13 kWh a cada 100 km;
- Preço sugerido é de R$ 249.900.
Texto e fotos: JAC Motors
O JAC E-JS4 faz sua estreia no mercado brasileiro. Pertencente ao “esquadrão” de produtos que garante o protagonismo da JAC Motors nesse recém-criado segmento de mercado, o SUV médio/grande aposta firmemente em um trinômio muito objetivo: design absolutamente contemporâneo, alta tecnologia e custo/benefício.
“Este é um produto muito moderno, com um design insinuante, traz recursos tecnológicos high-end, e é vendido por um valor extremamente agressivo. Para se ter uma ideia, o SUV 100% elétrico de seu porte mais acessível do país custa mais de R$ 420 mil, ou seja, R$ 170 mil a mais do que o E-JS4. Estamos entusiasmados com o potencial de vendas desse modelo”, define Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
Com essa receita, mesmo dispondo de peso em ordem de marcha de 1.680 kg, o E-JS4 é extremamente eficiente e garante desempenho empolgante. O modelo fornece arrancadas vigorosas, praticamente o igualando a carros esportivos. Como se sabe, unidades motrizes 100% elétricas garantem o torque máximo em qualquer situação. É o tal do “torque plano”, isto é, você vai dispor dos 340 Nm desde o momento em que ligar o carro. Resultado: ele leva apenas 7,5 segundos para sair da mobilidade e chegar a 100 km/h.
Seu design é único, inconfundível, autêntico. É um carro bonito, cheio de personalidade, e que atrairá os olhares não só pelo ineditismo das linhas. E sim por ter um resultado de extremo bom gosto. Com um quê de modelo futurista, o E-JS4 adota um visual dianteiro completamente distinto de qualquer outro SUV à venda no Brasil, seja ele térmico ou elétrico: o grupo ótico é dividido em dois segmentos, cabendo às estreitas lanternas a função de acomodar as luzes diurnas em LED (sistema DRL de série). Com um formato de “V” invertido, elas dão autenticidade. Ao centro, a grade é larga, proeminente, de corte reto, como convém a um SUV imponente. Nas extremidades dessa grade, o complemento do grupo ótico traz os faróis.
Na lateral, o JAC E-JS4 recebeu rodas de novo desenho, que é justamente o que o diferencia do T60 Plus, versão com motor térmico. Já a traseira exibe o mesmo detalhe orgânico que forma o “V” invertido das lanternas da frente, onde o desenho do conjunto ótico adota uma extremidade apontada para baixo. Para unir as duas lanternas traseiras, inclusive, o departamento de Design da marca fez uso de uma régua reflexiva entre elas.
O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos. Bancos e laterais de portas também são revestidos em couro, sendo que a poltrona do motorista possui ajustes elétricos. O teto solar panorâmico finaliza o pacote de conveniências do modelo.
- Ar-condicionado Automático e Digital
- Cruise Control com comandos no volante
- Lâmpadas halógenas
- Faróis com regulagem elétrica de altura do facho
- Faróis com “Follow Me Home”
- DRL (LED diurno)
- Faróis de neblina (dianteira)
- Lanterna de neblina (traseira)
- Brake-light
- Alças de segurança dianteiras e traseiras
- Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)
- Retrovisor interno antiofuscante
- Bancos revestidos em couro ecológico
- Seis air bags
- Portas com barras de proteção lateral
- Aviso de cinto não acoplado
- Freio ABS com EBD
- BAS - Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
- BOS - Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio)
- HSA - Hill Start Assist (assistente de partida em rampas)
- TPMS - Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
- ESP e TCS – Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade
- Sensor de capô aberto
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
- Câmera de ré
- Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro
- Isofix
Já o custo de manutenção é um capítulo à parte. Devido à racionalidade do projeto de um modelo elétrico, há uma infinidade de autopeças que não faz parte da arquitetura construtiva do E-JS4, o que, além de simplificar o processo de montagem do veículo, acaba barateando seu custo de manutenção. Para se ter uma ideia, as revisões do SUV médio da JAC, entre 10.000 km e 60.000 km, totalizam menos de R$ 740 (menos do que uma única revisão de 20.000 km dos concorrentes de motores térmicos).
Com toda essa tecnologia embarcada, a lista de equipamentos de série, a beleza e a autenticidade de um produto 100% elétrico e segurança de adquirir um veículo livre de emissões de poluentes com 5 anos de garantia, o JAC E-JS4 custa R$ 249.900.
0 Comentários