Com projeto 100% novo, o modelo é proposta premium da marca e vem em três versões para atender todos os estilos de pilotos e passeios
Texto e fotos: Royal Enfield
Os modelos Custom não foram atualizados ao longo do tempo, restringindo opções e deixando o mercado carente por motocicletas modernas de média cilindrada. Considerando esse contexto nacional, a Royal Enfield traz para o país a nova Royal Enfield Meteor 350, que passa a ser a opção ideal para os motociclistas da cultura Custom. A nova cruiser tem referência ao modelo de 1952, de mesmo nome, aliás, e carrega essa iconicidade e design atemporal, somados à tecnologia e atualização, que o projeto desenvolvido do zero agregou cinco décadas depois em cada uma das três apresentações: a versão de entrada é a Meteor Fireball; a intermediária, a Meteor Stellar; e a mais completa de fábrica é a Meteor Supernova. “O desenvolvimento e o refinamento do projeto da Royal Enfield Meteor resultaram em uma motocicleta moderna e de primeira classe, seja para cidade ou para estrada”, explica Claudio Giusti, diretor executivo da Royal Enfield no Brasil. “Essa é nossa proposta premium para um novo momento da marca no mercado internacional fora da Índia. Essa é uma moto com o puro DNA da nossa marca”.
Segundo Giusti, com o lançamento, a líder global no segmento de média cilindrada (250cc-750cc) inicia um novo capítulo do legado da Royal Enfield e busca alcançar um espaço ainda mais significativo da marca no Brasil. “Nada melhor que começar uma fase de inovação e aprimoramento em uma jornada de 120 anos, do que um motor concebido do zero baseado em durabilidade, conforto e suavidade na operação e que compõe um novo produto que entrega tecnologia, estilo e design”, explica. Mais que requinte estético, a Royal Enfield Meteor traz novidades desde o novo motor 350cc exclusivo, a opção de para-brisa, design ergonômico e aprimoramentos mecânicos. A propósito, todas as opções saem de fábrica com rodas de liga leve e pneus sem câmara, dando aos pilotos comodidade e tranquilidade, especialmente em viagens longas, assim como o jogo de pneus de 100/90 com aro 19 na parte dianteira e um 140/70 com aro 17 na traseira.
A evolução constante das motocicletas Royal Enfield trouxe também componentes de freio que se destacam dentre as monocilíndricas, com discos dianteiros e traseiros de 270 mm e ABS de dois canais, reforçando nosso compromisso com a segurança. Projetado e desenvolvido pelas equipes de designers e engenheiros baseados nos dois centros técnicos de última geração da Royal Enfield, em Chennai, Tamil Nadu e Bruntingthorpe, Reino Unido, a motocicleta possui componentes mecânicos, acessórios e acabamento esmerado. A Royal Enfield Meteor tem novo motor monocilíndrico de 350cc, com 27 Nm de torque, injeção eletrônica que atende às mais rigorosas normas mundiais de emissões, como a EURO 6 e a BS6.
O novo motor tem baixa vibração, troca suave de marchas e refrigeração a ar, que permitiu a construção simples, com menos componentes, garantindo maior durabilidade e redução importante de manutenção. O eixo de contrabalanço é um diferencial da Royal Enfield Meteor porque ela possibilitou uma condução mais suave e confortável, já que ele garante equilíbrio do motor minimizando vibrações em todas as faixas de rotação, por isso a suavidade ao pilotar e também a realidade de passeios mais longos. O novo chassi foi projetado com a característica de ampliar a confiabilidade em qualquer condição de pilotagem. A baixa altura do assento e centro de gravidade em combinação com a alta rigidez torcional do chassi proporcionam uma pilotagem segura e estável para pessoas de diferentes estaturas.
A Royal Enfield Meteor foi projetada absolutamente do zero e prima nos mínimos detalhes para agradar a todos. O posicionamento do trio banco, pedaleiras e guidão foi pensado para permitir ergonomia aos mais diferentes pilotos permite que a moto, atendendo mulheres e homens das mais variadas estaturas. É uma motocicleta com assento baixo, apenas 76cm o que confere segurança na pilotagem na cidade mesmo pessoas mais baixas além de todo conforto de um assento mais largo tanto para o piloto como para a garupa. Inclusive, o melhor amortecimento se deve à combinação do banco mais largo com a suspensão ajustada para todos os terrenos. As luzes dianteiras e traseiras da Royal Enfield Meteor combinam o visual limpo e contemporâneo dos LEDs com a eficiência e o apelo atemporal de um farol halogênico, um conjunto que integra o conceito de estilo e design sofisticados e funcionais. Enquanto os controles de guidão na Royal Enfield Meteor ganharam mais ergonomia e estilo entregando praticidade, facilidade e segurança na pilotagem. O acesso às informações do painel, por exemplo, está ao clique de um botão e podem ser alternadas conforme o piloto desejar. Com garantia de três anos, cada uma das versões da Royal Enfield Meteor tem suas particularidades que evidenciam a preocupação com design e estilo, além da tecnologia e mecânica de alto nível.
- A Meteor Fireball se apresenta em cores vivas e modernas no amarelo e vermelho, o motor e o escapamento são pretos, um ponto de estilo e destaque na moto. Outro detalhe são os frisos das rodas da mesma cor do tanque. O preço da Meteor Fireball é R$ 17.990,00.
- A Meteor Stellar, que tem preço de venda R$ 18.490,00, tem opções no vermelho, azul brilhantes e preto fosco, o emblema exclusivo da Royal Enfield cromado no tanque é outro item de design, além dos escapamentos cromados também.
- Já a Meteor Supernova tem apresentação em cores duplas brilhantes. É possível escolher entre marrom e preto ou azul e preto. As rodas dessa versão são diamantadas e exclusivas e seu preço é R$ 18.990,00. Os preços não incluem frete.
A partir de um smartphone, utilizando o Google Maps, o Tripper traz informações no display da própria moto antecipando o que o percurso traçado irá exigir do piloto, especialmente nas curvas, com dados de distância e ângulo de cada uma delas. O funcionamento é via bluetooth e transmite a rota no display da moto. “Um item de série, incluído em todas as versões da Royal Enfield Meteor e que estará em outros lançamentos da nossa marca. O novo Tripper é uma inovação e nosso objetivo com ele é trazer ao piloto a melhor experiência com segurança e tranquilidade para aproveitar o passeio, o caminho”, explica Giusti. “Este é um item de série que substitui de forma harmoniosa e segura o famoso e instável suporte de celular. A partir da Meteor, o Tripper será um recurso que estará nos próximos modelos também”.
0 Comentários