Fórmula 1 volta com uma seleção de compostos do meio da gama
Texto e fotos: Pirelli
Porque escolhemos os pneus
- A Fórmula 1 está de volta após as férias de verão com compostos do meio da gama para o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, a primeira corrida da segunda sequência de três provas da temporada de 2021. Na Bélgica, o C2 será o P Zero White Hard, o C3 será o P Zero Yellow Médio e o C4 será o P Zero Red Soft.
- Esta é a mesma nomeação do ano passado, que foi um degrau mais macia que os pneus nomeados em 2019.
- Spa, conhecida como uma das pistas mais emocionantes do calendário, contém uma ampla gama de demandas diferentes e a volta mais longa da temporada.
Características da pista
- Spa - localizado no sopé das Ardenas é sinônimo de clima instável, que pode variar em diferentes partes do circuito. Embora a corrida do ano passado tenha sido no seco, sempre há uma grande chance dos pneus de chuva fazerem uma aparição em algum momento do fim de semana.
- As forças exercidas sobre os pneus no GP da Bélgica são altas, especialmente no famoso complexo Eau Rouge-Raidillon, onde os pneus são submetidos a uma compressão violenta e fortes forças G em uma das partes mais rápidas da pista.
- A reta Kemmel com quase 800 metros de comprimento, tem o efeito de resfriar os pneus, o que afeta a aderência nas curvas seguintes. Na verdade, da saída da La Source até a Les Combes (que segue a reta Kemmel) é uma distância de pouco mais de dois quilômetros sem qualquer frenagem.
- O GP da Bélgica do ano passado foi vencido com uma estratégia Médio-Hard de parada única, a mesma tática foi escolhida pelos três integrantes do pódio.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “O GP da Bélgica marca nossa terceira visita a Spa em um mês em contextos muito diferentes, após as 24 Horas de Spa, o Rali da Bélgica de Ypres - que teve seu último dia em Spa - e agora a Fórmula 1. Os desafios desta pista, especialmente quando se trata do clima, são bem conhecidos, assim como as cargas colocadas nos pneus. No ano passado, os três primeiros se classificaram com o pneu Médio, enquanto o Soft oferecia um bom nível de aderência, mas exigia mais gestão, então não foi considerado ideal para a corrida. A maioria dos pilotos passou do Médio ao Hard durante um pit stop ditado pelo safety car na volta 11, portanto, poderemos ver uma combinação interessante de estratégias este ano”.
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