Com a chegada do verão europeu e o ambiente quente, dá vontade de desfrutar de algo fresco

Texto e fotos: Escritório de Turismo da República Tcheca

Queremos levar você para uma pequena jornada pelas bebidas tchecas para desfrutar do destino através do seu paladar.

Kofola, o refresco contra o capitalismo
Há 50 anos, o Kofola é mais um elemento da identidade tchecoslovaca. Este refrigerante sabor cola surgiu expressamente para oferecer resistência à Coca-Cola capitalista. Ela sobreviveu à Revolução de Veludo e logo conquistou o paladar das novas gerações de tchecos. Cada país tem seus produtos e marcas próprias, que fazem parte da idiossincrasia nacional, mas poucos são capazes de competir com um gigante multinacional como a Coca-Cola.

A Kofola tcheca é a cola mais vendida na Eslováquia e, na República Tcheca, está em segundo lugar, atrás de seu rival vermelho e branco. Na verdade, dizem que quem gosta de Kofola não gosta de Coca-Cola e vice-versa. O refrigerante tcheco, inventado em 1960, longe de ser uma imitação, constitui uma bebida com personalidade própria e sabor característico, que simplesmente se gosta ou não, conforme descreve o porta-voz da produtora, Martin Klofandaes.

Vinho tcheco, a grande surpresa
Um produto pouco conhecido mas todos que o provam, se apaixonam. Descubra os grandes segredos do vinho tcheco. Pode-se começar na Morávia do Sul, região onde a paisagem é coberta de vinhas, vinhedos e castelos, e onde são feitos os grandes vinhos do país. Brancos e tintos se sucedem em cidades como Valtice, Znojmo ou Lednice, onde você pode encontrar variedades nativas como cabernet da Morávia ou a variedades estrangeiras bem estabelecidas como a müller thurgau, que representam a versatilidade do frutado vinhos tchecos frescos e leves.

Com apetite aberto depois de passear por vinhas e mercados, a parada em Znojmo exige uma mesa de madeira ao ar livre entre os seus campos de lavanda, onde é possível desfrutar de um lanche tão simples como saboroso: pepinos em conserva. Uma tradição secular que se faz artesanalmente em cada casa e que tem o equilíbrio certo entre acidez e doçura, resultando o crocante em cada mordida e para a qual um vinho branco da casta Pálava é ótimo, com corpo, com equilíbrio de doçura e muito aroma, uma síntese perfeita da natureza tcheca.

Slivovice
Indo direto para as tradições, você não deixe de provar o licor local mais tradicional: o Slivovice. Este destilado, geralmente de ameixa, é incolor e de potência reconhecida mundialmente. Geralmente os tchecos, fiéis à sua tradição, acreditam que uma dose desta bebida pela manhã remove todo o mal do corpo e da mente. Acredita-se que isso venha de um costume do século 13, em que destilados eram sinônimos de prevenção de doenças contagiosas, como a peste.

Ao longo dos anos a história dos destilados se desenvolveu, e o Slivovice surge na época do comunismo na República Tcheca. Na época, dadas as condições do mercado, não havia tanta variedade de frutas a cada temporada então, para não ter de comer sempre as mesmas, os tchecos pararam de consumi-las. E, para evitar que se desperdiçassem, começaram a destilá-las, e acabaram por descobrir a receita desta bebida emblemática.

Cerveja, o ouro tcheco
Não é segredo para ninguém que a cerveja tcheca é uma das melhores do mundo. Todos os moradores e turistas apreciam o sabor e podem encontrar marcas locais e mundialmente conhecidas em todo o país. Pode-se dizer que em todo o país existem marcas de cervejas regionais que oferecem ótimos sabores. No entanto, existem algumas que ultrapassaram fronteiras e permanecem no topo das cervejas tchecas ao sabor de todos os amantes desta bebida. A Boêmia do Sul tem entre suas grandes atrações duas marcas de cerveja locais que fazem jus à fama tcheca. Começamos com uma marca que se destaca como uma cerveja original reconhecida mundialmente como a Budweiser: a cerveja Budvar. Esta marca tcheca licencia o nome globalmente, mas você pode experimentar a autêntica nesta região e visitar sua fábrica na capital.

Outra cervejaria que você não pode perder é a Eggenberg, na cidade de Cesky Krumlov. A cerveja de Český Krumlov tem um passado rico, que você poderá conferir ao visitar a Cervejaria Eggenberg. O aumento do consumo de cerveja foi a razão pela qual a antiga residência da mãe do último dos Rožembek, Petr Vok, foi remodelada para a aparência atual. A fábrica ganhou o nome do nobre austríaco da linhagem Eggenberg que assumiu o comando de Český Krumlov em 1662. Nos dos bastidores da fábrica você descobre o mistério do engarrafamento, fermentação e armazenamento da cerveja. A visita à cervejaria e a degustação dos quatro tipos de cerveja podem ser combinadas com uma visita aos jardins cujo passado remonta a meados do século XVI.

Becherovka
A bebida alcoólica de ervas de Karlovy Vary tem uma longa tradição. Foi introduzida no mercado já em 1807, gozando de extraordinária popularidade desde então. O percentual de álcool em Becherovka chega a 38%, aproximadamente.

O seu sabor requintado deve-se às águas Karlovy Vary, ao álcool de qualidade, ao açúcar natural e a uma mistura de 32 ervas e especiarias com um sabor amargo específico. A receita do licor de ervas é um segredo bem guardado, conhecido apenas por duas pessoas na fábrica que produz a Becherovka. O licor é ingerido frio, mas também é um ingrediente favorito na mistura de diferentes bebidas. Muito popular é o chamado «beton», que combina Becherovka com água tônica. Também pode-se combinar o licor com coca-cola ou suco. Se você provar este licor de ervas, visite o Museu Jan Becher, que fica no local da primeira fábrica. Aqui, você saberá mais sobre a história e preparação da Becherovka, mas também poderá saborear a tradicional Becherovka original ou outras variedades que produzidas ali.