O modelo de trabalho da pickup mais famosa do Brasil consegue aliar conforto, economia e desempenho na versĂ£o com cabine simples

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Stellantis

Quando se fala em carro de trabalho, geralmente se pensa naquele modelo sem direĂ§Ă£o hidrĂ¡ulica ou elĂ©trica, retrovisor em um lado apenas, vidros manuais, banco de espuma rĂ­gida, buraco no painel para se colocar um rĂ¡dio, porta-luvas sem tampa, tapetes de borracha, motor limitado, cĂ¢mbio com poucas marchas e a fria e solitĂ¡ria cabine simples. Quer saber, ainda existem alguns modelos com esses “acessĂ³rios”, mas quando vocĂª compara com os modelos que a Stellantis apresenta atravĂ©s da Fiat, podemos acreditar que o ser humano ainda tem jeito!

Durante 15 dias eu tive o prazer de avaliar a versĂ£o de entrada, se Ă© que podemos chamar assim, pois vem tĂ£o recheada que mais parece que erraram na entrega do carro de tanta coisa boa embarcada. A Strada Endurace CS Ă© uma dessas pickups pequenas que mais parece um carro de passeio, principalmente por usar soluções de mecĂ¢nica, segurança e acabamento que os modelos SedĂ£ e Hatch possuem.

A parte mecĂ¢nica tem o Ă³timo motor 1.4 Fire de 88cv, torque de 12,5 kgfm com etanol e 85cv, torque de 12,4 kgfm com gasolina, cĂ¢mbio manual de cinco marchas e os sempre importantes apĂªndices eletrĂ´nicos, como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de traĂ§Ă£o avançado E-Locker (TC+), ABS Off-Road, entre outros.

A Strada Endurace CS estava abastecida com gasolina, isso melhora o consumo e atrapalha um pouco o desempenho, mas Ă© algo quase imperceptĂ­vel, a qualidade mecĂ¢nica faz esse tipo de comparaĂ§Ă£o quase nĂ£o existir, esses dados servem para se tentar equalizar o custo por litro de cada combustĂ­vel e ajudar nas contas. Andando na cidade jĂ¡ se percebe a grande melhora no isolamento acĂºstico, tanto de ruĂ­dos externos quanto dos componentes mecĂ¢nicos. O rodar Ă© macio, a posiĂ§Ă£o de dirigir muito boa e o acesso aos diversos equipamentos ficam no volante ou muito prĂ³ximos das mĂ£os.

As dimensões da Strada Endurace CS sĂ£o perfeitas para ruas e avenidas apertadas, o bom torque fornecido pelo motor permite rodar grande parte do percurso em quarta marcha, na cabine pequena, o ar-condicionado refrigera em poucos minutos mesmo em temperaturas externas bem altas. Andando com um passageiro, fiz a mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 12,3 km/l, as ruas estavam ligeiramente vazias e a velocidade limite das avenidas era logo atingida. Este teste foi feito durante a liberaĂ§Ă£o de restriĂ§Ă£o da pandemia.

O conforto que a pickup proporciona Ă© o mesmo de um carro mĂ©dio, novas molas, amortecedores e geometria, nova travessa de suspensĂ£o, barra estabilizadora na dianteira e novo eixo traseiro dĂ£o a caracterĂ­stica de carro moderno e bem construĂ­do. Ela ficou mais alta em relaĂ§Ă£o ao solo (214 mm) e permite maior vĂ£o de carga na caçamba de 1.354 litros e capacidade de 720 kg.

Fiz um rĂ¡pido bate-volta atĂ© Itapecerica da Serra, cidade da grande SĂ£o Paulo, para uma avaliaĂ§Ă£o em rodovia e usufruir de todos os melhoramentos eletrĂ´nicos que a Strada Endurace CS oferece. Começando com os farĂ³is de LED com luzes DRL e alguns equipamentos opcionais como alarme, travas e vidros elĂ©tricos, fechadura elĂ©trica na caçamba, central multimĂ­dia Uconnect 7”, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de Ă¡udio no volante parcialmente em couro, cĂ¢mera de rĂ© e sensor de estacionamento.

O desempenho na rodovia Ă© impressionante, a retomada de velocidade em estrada nem precisa de reduĂ§Ă£o de marcha, isso se deve ao fato de estar sem carga e ser um veĂ­culo muito mais leve que um automĂ³vel de passeio. Com duas pessoas a bordo, ar-condicionado ligado e o pĂ© apertando suavemente o acelerador, fiz a mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 13,1 km/l, um valor bem superior que o divulgado pela montadora.

A Strada Endurace CS tem preço inicial sugerido de R$79.909, cinco cores para escolher, pacotes de opcionais, acessĂ³rios e serviços, trĂªs anos de garantia, financiamento e consĂ³rcio, RevisĂ£o Sob Medida, Carro por assinatura no Flua!, AssistĂªncia 24 Horas, estĂ¡ nas concessionĂ¡rias Fiat para se agendar um Test Drive e saber que, o bom fruto nunca sai de perto da Ă¡rvore.

Ficha TĂ©cnica

Motor

PosiĂ§Ă£o: Transversal dianteiro
NĂºmero de cilindros: 4 em linha
DiĂ¢metro x curso: 72 x 84 mm
Cilindrada total: 1.368,3 cm³
Taxa de compressĂ£o: 12,35:1
PotĂªncia mĂ¡xima (ABNT): 85 cv (gasolina)/ 88 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque mĂ¡ximo (ABNT): 12,4 kgfm (gasolina)/ 12,5 kgfm (etanol) a 3.500 rpm
Nº de vĂ¡lvulas por cilindro: 2 no cabeçote
Eixo de comando de vĂ¡lvulas: 1 no cabeçote

AlimentaĂ§Ă£o

IgniĂ§Ă£o: Magneti Marelli, eletrĂ´nica digital incorporada ao sistema de injeĂ§Ă£o
InjeĂ§Ă£o eletrĂ´nica: Magneti Marelli
CombustĂ­vel: Gasolina/Etanol 

TransmissĂ£o

CĂ¢mbio manual: cinco marchas Ă  frente e uma Ă  rĂ©
Relações de transmissĂ£o:
1ª – 4,273
2ª – 2,429
3ª – 1,444
4ª – 1,029
5ª – 0,795
RĂ© – 4,200
Diferencial – 4,600
TraĂ§Ă£o: Dianteira com juntas homocinĂ©ticas 

Sistema de freios

Comando: A pedal e transmissĂ£o hidrĂ¡ulica com ESC
Dianteiro: A disco ventilado (diĂ¢metro de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diĂ¢metro de 228,6 mm) com sapata autocentrante e regulagem automĂ¡tica de jogo 

SuspensĂ£o dianteira

Tipo: McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora
Amortecedores: HidrĂ¡ulicos, telescĂ³picos de duplo efeito
Elemento elĂ¡stico: Molas helicoidais 

SuspensĂ£o traseira

Tipo: Eixo rĂ­gido
Amortecedores: HidrĂ¡ulicos de duplo efeito
Elemento elĂ¡stico: Molas parabĂ³licas longitudinais

DireĂ§Ă£o

Tipo: HidrĂ¡ulica com pinhĂ£o e cremalheira
DiĂ¢metro mĂ­nimo de curva: 10,7 m 

Rodas

Medida: 6” x 15”
Pneus: 195/65 R15 

Peso do veĂ­culo

Em ordem de marcha: 1.078 kg
Capacidade de carga: 720 kg
Carga mĂ¡xima rebocĂ¡vel (reboque sem freio): 400 kg 

Dimensões externas e capacidade

Comprimento do veĂ­culo: 4.474 mm
Largura do veĂ­culo: 1.732 mm
Altura do veĂ­culo: 1.608 mm
DistĂ¢ncia entre-eixos: 2.737 mm
Bitola dianteira: 1.457 mm
Bitola traseira: 1.480 mm
Altura mĂ­nima do solo: 208 mm
Ă‚ngulo de entrada: 23,4°
Ă‚ngulo de saĂ­da: 26,7°
Ă‚ngulo de rampa: 20,8°
Volume da caçamba: 1.354 litros
Tanque de combustĂ­vel: 55 litros 

Desempenho

Velocidade mĂ¡xima: 156 km/h (gasolina)/ 157,5 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 13,4 s (gasolina)/ 12,3 s (etanol) 

Consumo

Ciclo urbano: 11,8 km/l (gasolina)/ 8,3 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 12,4 km/l (gasolina)/ 8,8 km/l (etanol)