Três compostos do meio da gama para o regresso da F1 à França

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus

  • O GP da França, em Paul Ricard, retorna após um ano de ausência devido a pandemia da Covid-19, os pilotos usarão três compostos do meio da gama, o C2 como o P Zero White Hard, o C3 como o P Zero Yellow Médio e o C4 como o P Zero Red Soft. É a mesma escolha que foi feita em 2019, quando a corrida foi realizada pela última vez.
  • Esses pneus são adequados a diversas características da pista. O novo asfalto aplicado em quase todas as curvas pouco antes da corrida de 2019 garante uma superfície lisa para que eles trabalhem bem.
  • A degradação dos pneus em Paul Ricard é geralmente baixa, no entanto, a Curva 13 é particularmente exigente em termos de demandas contínuas de energia no pneu, assim como a curva Signes após a reta Mistral.

Características da pista

  • O setor três no circuito de Paul Ricard é mais sobre forças laterais do que tração e frenagem, o resto da volta é bastante equilibrado, essa é uma das razões pelas quais esta pista é um local escolhido para testes.
  • Antes da pista retornar à F1 em 2018 após uma ausência prolongada, uma chicane foi colocada na famosa reta Mistral para diminuir as altas velocidades, transformando-a em duas retas separadas com uma chicane no meio.
  • A estratégia vencedora em 2019 foi de uma parada, do Médio para o Hard, adotado por todos os que chegaram no pódio, com treze pilotos começaram a corrida com o composto Yellow Médio.
  • Paul Ricard pode estar muito quente nesta época do ano, na última vez, as temperaturas da pista ultrapassaram os 50º.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: Estamos de volta à combinação de pneus usados ​​nas duas primeiras corridas deste ano, do meio da gama. Esta é uma escolha mais versátil, adequada a uma ampla variedade de demandas diferentes, e é também o que a torna uma boa combinação para o circuito de Paul Ricard, que contém uma mistura interessante de curvas. Isso faz de Paul Ricard um bom local de testes, embora não tenhamos feito uma corrida de Fórmula 1 lá no ano passado, testamos os pneus de 18 polegadas para chuva de 2022 nesta pista, no início da temporada. Estamos mantendo a nomeação que tivemos no último GP da França, que resultou em uma parada para a maioria dos pilotos, no entanto, vimos que houveram alguns tipos diferentes de paradas únicas que foram feitas, dando origem a uma série de estratégias distintas.