Pirelli trabalhará com a FIA para implementar medidas preventivas no futuro

Texto e fotos: Pirelli

A Pirelli, em conjunto com a FIA, concluiu a análise dos pneus traseiros esquerdos envolvidos nos incidentes que afetaram Lance Stroll e Max Verstappen durante o recente GP do Azerbaijão.

Esta análise também considerou os pneus usados​​ por outros carros na corrida, que tiveram o mesmo ou um maior número de voltas em comparação aos que foram danificados. O processo determinou que não havia defeito de produção ou de qualidade em nenhum dos pneus e nem havia qualquer sinal de fadiga ou delaminação. As causas das duas falhas no pneu traseiro esquerdo dos carros da Aston Martin e da Red Bull foram claramente identificadas. Em ambos os casos, tratou-se de uma ruptura circunferencial na parede lateral interna, que pode estar relacionada às condições de funcionamento do pneu, apesar de terem sido seguidos os parâmetros iniciais prescritos (pressão mínima e temperatura máxima da manta).

Como resultado dessa análise, a Pirelli apresentou seu relatório à FIA e às equipes. A FIA e a Pirelli concordaram com um novo conjunto de protocolos, incluindo uma diretiva técnica atualizada já distribuída, para monitorar as condições de operação durante o fim de semana de corrida e irão considerar quaisquer outras ações apropriadas.