Estreia forte em Baku para os pneus P Zero Red Soft, com Pérez sendo o mais rápido

Texto e fotos: Pirelli

Diferença entre os compostos

Resumo dos pneus da sexta-feira

  • Os pilotos da Red Bull foram os mais rápidos em ambas as sessões de treinos livres de hoje, com Max Verstappen liderando o FP1 e Sergio Pérez sendo ainda mais rápido no FP2, nas duas ocasiões usando o pneu mais macio da gama, ele chega a Baku pela primeira vez como o P Zero Red Soft (C5) neste fim de semana.
  • O melhor tempo de Pérez no FP2 foi mais de meio segundo mais rápido que o melhor tempo do FP2 em 2019, quando a corrida foi realizada pela última vez. Na ocasião, a indicação no pneu foi um nível mais duro.
  • Com o GP do Arzebaijão realizado mais de um mês depois, em comparação com 2019, o clima estava extremamente quente o dia todo, com temperaturas ambientes de cerca de 30º e as de pista atingiam um pico de 50º à tarde, 16º a mais do que o FP2 de 2019.
  • As equipes se concentraram principalmente no P Zero Yellow Médio e P Zero Red Soft, com mais um tempo de pista limitado no P Zero White Hard.
  • A partir dos dados de simulação, a diferença de desempenho entre o pneu duro e o médio é de aproximadamente 0s6 por volta, enquanto a lacuna entre médio e macio é de cerca de 0s8 por volta.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Como esperado, tivemos uma superfície escorregadia no início do dia, com evolução de pista bastante rápida. Foi um dia quente em Baku com temperaturas de asfalto acima de 50º, mas isso não conta toda a história, porque há tanta luz e sombra neste circuito de cidade que a temperatura da pista na realidade pode ser muito variada, levando a níveis de aderência variáveis. Acostumar-se a isso, bem como equilibrar a aderência entre os eixos dianteiro e traseiro e descobrir qual o composto - macio ou médio - será a escolha ideal para começar a corrida foram as principais tarefas de hoje, ao longo de um exigente treino livre que também foi influenciado pelas bandeiras amarelas e vermelhas. Esta não é uma pista fácil de controlar e a superfície ainda está em evolução, então há muito para as equipes analisarem antes da classificação, com apenas um pouco de granulação vista nos compostos mais macios nestas altas temperaturas até agora. Como é a primeira vez que estamos aqui com os pneus mais macios da gama, as diferenças de desempenho são uma estimativa, mas todos os três compostos devem desempenhar um papel importante".