Leclerc conquista a pole com o Soft C5 após a interrupção na última tentativa de todos os pilotos na classificação

Texto e fotos: Pirelli

Possíveis estratégias de corrida

  • Embora os compostos deste ano sejam mais suaves em comparação com os de 2019, ainda é provável que seja uma corrida de apenas uma parada.
  • Aqueles que vão começar com o P Zero Red Soft, ou seja, os 10 primeiros, provavelmente vão usar a  estratégia Soft-Hard, embora isso dê menos flexibilidade na janela de pit stop.
  • A outra boa opção, que pode ser usada por aqueles que não estão entre os 10 primeiros, é usar o P Zero Yellow Médio e o P Zero White Hard, principalmente se tivermos temperaturas de pista superiores a 50º.
  • Se esses pneus forem os escolhidos, é melhor começar com o Médio e depois passar para o Hard, isso vai proporcionar uma janela de pit stop bastante ampla, principalmente porque o tempo que se perde na entrada e saída dos boxes não é muito grande.
  • Por outro lado, há uma grande probabilidade de Safety Car, como foram todas as paralisações com bandeira vermelha na classificação. Se houver uma entrada do Safety Car, isso dará a possibilidade de um pit stop "livre", por isso começar com um pneu de composto mais macio e rápido pode ser vantajoso. Ao contrário de Mônaco, a posição de largada não é muito importante, aqui se tem vários pontos de ultrapassagem.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Esta certamente foi uma das sessões de classificação mais turbulentas e imprevisíveis que podemos nos lembrar! Os pilotos usaram o pneu Soft ao longo da sessão, já que com margens tão próximas e volta longa, foi a opção mais segura para ter certeza de passar pelo Q2, principalmente com o grande risco de interrupções. Isso significa que os 10 primeiros começarão com Soft amanhã, o que provavelmente os limita para a estratégia Soft-Hard de uma parada, isso porque esperamos altas temperaturas na pista durante o GP. Aqueles que largam atrás dos 10 primeiros podem ter a vantagem de começar com um composto mais duro para o primeiro stint ser mais longo e ganhar posição na pista ou ter mais flexibilidade na parada. Como já vimos na classificação agitada, esta é uma pista onde absolutamente tudo pode acontecer. Quatro equipes diferentes entre as quatro primeiras do grid destacam a competição acirrada neste espetacular circuito de cidade, tivemos carros separados por poucos milésimos de segundo após uma volta de seis quilômetros. Parabéns à Ferrari e Charles Leclerc pela segunda pole consecutiva".