A Pirelli apresenta observações iniciais sobre o estouro de pneu de Verstappen e Stroll, Perez vence a corrida

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • Sergio Perez venceu com duas paradas, indo do P Zero Red Soft para P Zero White Hard e Soft novamente. A corrida teve bandeira vermelha faltando apenas três voltas para o fim, após um acidente do líder da corrida Max Verstappen, de acordo com o regulamento, os pilotos puderam trocar os pneus e todos o fizeram antes do sprint final.
  • A maioria selecionou a estratégia Soft-Hard antes da bandeira vermelha, depois optaram pelo Soft até o final.

  • Houve um período de Safety Car na metade da corrida quando Lance Stroll bateu perto da entrada dos boxes após o esvaziamento do pneu traseiro esquerdo. Quando o pit lane reabriu, cinco pilotos optaram por fazer uma segunda parada, escolhendo o Hard ou o Soft.
  • Observações iniciais já foram feitas quanto ao que poderia ter causado esses incidentes que afetam o pneu traseiro esquerdo. Nenhum dos outros pneus na corrida, mais ou menos rodados, mostrou qualquer sinal de desgaste excessivo, havia evidências de um corte encontrado em outro pneu traseiro esquerdo no carro de Lewis Hamilton durante o mesmo período, não houve aviso ou vibração detectada antes do incidente e esse pneu não é o mais estressado neste circuito. Todas as considerações devem apontar para um fator externo.
  • As temperaturas estavam um pouco mais baixas que nos dois dias anteriores, com 26º ambiente e 39º na pista quando a corrida começou.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Precisamos estabelecer claramente os fatos por trás dos incidentes envolvendo Lance Stroll e Max Verstappen para entender completamente o que aconteceu. O que podemos dizer por enquanto é que também houve um corte no pneu de Hamilton e o pneu traseiro direito funciona mais duro do que o esquerdo aqui. Nenhum aviso ou vibração foi detectado e nenhum dos outros pneus de uso semelhante ou mais velho mostrou qualquer sinal de desgaste excessivo. Portanto, não podemos excluir que o dano foi causado por um fator externo, embora essas coisas não devam acontecer e possamos entender a necessidade de respostas".

Campeonato