AEA - Associação de Engenharia Automotiva anunciou na manhã desta quinta-feira, dia 10 de junho,  os resultados do XIV Prêmio AEA de Meio Ambiente, do melhor trabalho técnico e menções honrosas do SIMEA 2021 e do Destaque Novos Engenheiros 2021

Texto e fotos: Textofinal de Comunicação

À 14ª edição do Prêmio AEA de Meio Ambiente, 66 trabalhos foram inscritos nas quatro categorias: Jornalística, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Tecnologia. Os trabalhos foram analisados por uma banca de jurados, liderada por Alfredo Castelli, coordenador do evento.

Na Categoria Jornalística, a grande vencedora foi a reportagem intitulada “Mercedes-Benz produz legumes, verduras e temperos”, de autoria do editor de Autodata, André Barros. A primeira menção honrosa também é da Autodata, cm a reportagem “HVO ganha espaço como alternativa ao biodiesel, dos jornalistas André Barros, Bruno de Oliveira e Caio Bednarski. “O que é micromobilidade e por que ela não funciona no Brasil”, de Gabriel Aguiar, publicado na Quatro Rodas, também ficou com menção honrosa. O título de melhor trabalho da Categoria Responsabilidade Ambiental foi para “QUALAMET: Modelagem do Impacto das Emissões Veiculares com diferentes combustíveis na qualidade do ar utilizando informações de medições ambientais e de inventários de emissões”, dos autores Edmilson Dias de Freitas, Maria de Fatima Andrade, Rafaela Squizzato, Sergio A. Ibarra-Espinosa e Thiago Nogueira, da Universidade de São Paulo; Pedro Vicentini, da Petrobras CENPES; e Leila Droprinchinski Martins, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Ainda na categoria, levaram as menções honrosas os trabalhos “Sustentabilidade nos processos produtivos da Hyundai Motor Brasil”, de Anderson Belmiro Salvador, Bruna Batagin Fabregat, Fernando Rolim Rubio Albuquerque Passarella, Marcio Luiz Norbiato, Wagner Bolow e Wagner Nascimento da Costa, e “Utilização de materiais de construção biodegradáveis e de processos construtivos ecologicamente corretos para à construção de uma edificação sustentável: Estudo de Caso da Casa PAS”, trabalho elaborado por Bernardo de Oliveira Andrade, Gilcenara de Oliveira, Lorena Franklin Pinto e Matheus Sousa Pinheiro Bastos, Universidade de Fortaleza. Thábata Regina Prosdos Kimis e Nelson Alexandre Paulino, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba – FACENS, com o paper “Autônoma para PCDs”, foram os grandes  vencedores na Categoria Responsabilidade Social. As menções honrosas desta categoria ficaram para "O que você usa e consome tem muito do que você sente e acredita: Projeto Costurando o Futuro”, dos autores Sandra Maria Viviani e Vitor Hugo Silva Néia, da Fundação Grupo Volkswagen, e “Programa Laço Amarelo”, de José Aurélio Ramalho, do Observatório Nacional de Segurança Viária.
E, finalmente na Categoria Tecnologia, os vencedores foram André Luiz Martelli e Celso de Souza Corsino, da CAAR Pesquisa e Engenharia Hybrid e-Controls, por “Equipamento para medição de NOx específico (g/kW.h) em veículo para diagnóstico do sistema de controle de emissões“. Uma das menções honrosas ficou para “O desenvolvimento de um transporte urbano sustentável com a frota de caminhões Volkswagen e-delivery”, dos autores Alexandre Nogueira, Argel Franceschini, Carlo Fernandes, Daniel José Ribeiro, Fabricio Kawakami e Rodrigo Chaves", da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A outra menção honrosa foi entregue para Bruno Fineto e Rafael Antonio Bruno, da Mahle Metal Leve, por “Pacote de anéis euro 6 de baixa emissão de particulado com etanol e sem filtro”.

SIMEA e Novos Engenheiros
O melhor trabalho técnico apresentado no SIMEA 2021 – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva foi o paper intitulado “Miller cycle and wet ethanol injection for high efficiency and low NOx emissions on a HD diesel engine”, do agrupamento “combustíveis e lubrificantes convencionais e alternativos”, dos autores Vinicius Bernardes Pedrozo Brunel, University London Centre for Advanced Powertrain and Fuels Research; Thompson Diórdinis Metzka Lanzanova, da Universidade Federal de Santa Maria DEM; Hua Zhao Brunel, da University London Centre Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte; e Lincoln Prado Ferreira, da Universidade Federal de Santa Maria Engenharia Mecânica.
As menções honrosas foram para “Modelagem e projeto de um amortecedor com controle eletrônico das forças de amortecimento” (do tema: Bem-estar/Conforto embarcado); “Desenvolvimento de um sensor de quinta roda para o monitoramento da dinâmica do conjunto veicular em caminhões articulados (Dinâmica e controle veicular); “Validação das Interfaces entre o Sistema de Partida Auxiliar e o Módulo de Controle Motor utilizando o Hardware in the Loop” (Eletrônica e software veicular); “Estudo da formação de ozônio em câmara de reação por motociclos flex fuel” (Emissões e poluentes causados pelos veículos automotores); “Automated engine calibration in vehicle to optimize emissions levels using machine learning” (Emissões e poluentes causados pelos veículos automotores); “Soluções para preservar a competitividade do motorPFI flex fuel para o Proconve L8” (Emissões e poluentes causados pelos veículos automotores);“Bioeletrificação – Desenvolvimento de um Veículo Elétrico com Módulo de Extensão de Autonomia a Etanol com uso de um Compacto Motor à Combustão” (Gerenciamento de Energia e Powertrain avançados); “Sistema flexível de apoio à manufatura: uma proposta para a indústria automobilística” (Manufatura, materiais e redução do peso embarcado); “Uma nova abordagem sobre as tecnologias usadas para desenvolver, testar e validar sistemas CAVs” (veículos conectados e automatizados) (Mobilidade Autônoma e Conectada); “Potencial de redução de acidentes de trânsito e impacto econômico através da implementação de itens de segurança automotivos” (Segurança Passiva e Integral) e “Equipamentos de Medição Óticos no Suporte ao Desenvolvimento de Produto na Transformação Digital” (tema Transformação digital). E o Prêmio Destaque Novos Engenheiros 2021 foi para Fábio Akira Miranda Kamikawa (IMT – Instituto Mauá de Tecnologia), Gabriel Menezes da Silva (POLI-USP), Lucca Heinze Faro (UNICAMP), Lucas Miranda de Souza (Mackenzie), Paulo Eduardo Siqueira (UNIP), Lucas Bartz Nogueira Portante (FEI) e Lucas São Gregório Silva (UFSCAR).