Bottas é mais rápido na classificação usando o C3 P Zero Red Soft

Texto e fotos: Pirelli

Possíveis estratégias de corrida

  • O GP de Portugal com 66 voltas provavelmente terá de apenas um pit stop por duas razões: 1 - o tempo que se perde no pit lane é muito alto para se optar por fazer duas paradas; 2 - em todos os compostos, o desgaste e a degradação são muito baixos.
  • Com o circuito de Portimão é razoavelmente largo e tem muitos pontos de ultrapassagem (como vimos na corrida do ano passado), os compostos escolhidos devem permitir que os pilotos façam uma corrida animada.
  • O baixo desgaste e degradação devem criar uma janela de pit stop bastante ampla, fazendo com que as equipes possam adaptar suas estratégias e aproveitar o melhor momento para fazer a parada garantindo a posição de pista.
  • Como de costume, o momento da parada também depende das temperaturas da pista e do ar, que devem ser semelhantes às de hoje ou talvez um pouco mais quentes.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Como no ano passado, a Mercedes optou pelo Médio no Q3, mas este ano eles não conseguiram melhorar o tempo na primeira tentativa e acabaram usando o Soft. A estratégia de parada única é a mais provável e as equipes terão algumas opções diferentes no que diz respeito ao momento da parada. Amanhã, os 10 primeiros estão divididos 50-50 quanto aos pneus que vão começar a corrida, os que começarem com o Médio terão mais flexibilidade tática que aqueles que começam com o Soft. A classificação mostra todos os três compostos definidos para fazer sua parte na corrida de amanhã, todos eles também são uma opção válida para o stint final, dependendo da tática de corrida de cada um".