O composto P Zero mais macio dá a Leclerc e Ferrari a primeira pole da temporada

Texto e fotos: Pirelli

Possíveis estratégias de corrida

  • O GP de Mônaco de 78 voltas tende a ser direto estrategicamente, é uma corrida de apenas uma parada com a janela de pit stop bastante ampla e uma série de possibilidades diferentes.
  • As duas principais variáveis que regem a estratégia são os safety cars, uma ocorrência comum em Mônaco (hoje foram três interrupções após contatos com os muros) e o clima.
  • Embora a previsão seja de corrida com pista seca, as condições climáticas na costa do Mediterrâneo nesta época do ano podem ser extremamente variáveis.
  • Os 10 primeiros começarão com pneus Soft e, essa escolha, deve ser a mesma da maioria dos pilotos, mas tanto o Médio quanto o Hard podem ser usados no segundo stint.
  • Também existe a chance que alguns pilotos mais do fim do grid possam tentar a estratégia oposta, colocar o pneu Hard primeiro e trocar pelo Soft no final.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Houve evolução no traçado durante a sessão de classificação, embora a pista tenha sido 'reiniciada' após a pausa de sexta-feira e a chuva durante a noite. Como resultado, os pilotos tiveram que se familiarizar com as condições bastante diferentes das de quinta-feira, o que naturalmente influenciou o aquecimento e o comportamento dos pneus. Do início ao fim, as sessões foram muito disputadas, como é normal em Mônaco que não tem margem para erros, como vimos novamente hoje e continua sendo uma das corridas mais imprevisíveis do ano, como o dramático final da classificação mostrou. Parabéns a Charles Leclerc pela pole position em sua casa no GP monegasco".