• A soluĂ§Ă£o permite ao veĂ­culo continuar a rodar mesmo apĂ³s o pneu ter sido perfurado na banda de rodagem por um parafuso ou prego;
  • Uma pelĂ­cula protetora no interior do pneu sela imediatamente o buraco causado pela perfuraĂ§Ă£o, impedindo completamente a saĂ­da do ar;
  • O processo funciona em quase todos os furos causados por objetos de atĂ© 5 milĂ­metros de diĂ¢metro e que representam cerca de 85% dos danos de perfuraĂ§Ă£o causados aos pneus.

Texto e fotos: MLP Assessoria

JĂ¡ imaginou poder seguir rodando com o seu veĂ­culo mesmo apĂ³s o seu pneu ter sido perfurado na banda de rodagem? A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemĂ£, disponibiliza no Brasil diversos modelos de pneus das linhas ContiSportContact 5 e ContiSportContact 5 SUV com a tecnologia autosselante ContiSeal™ embarcada. “Ela oferece uma soluĂ§Ă£o simples para um desafio aparentemente pequeno que pode criar grandes problemas e descarta a necessidade de trocar imediatamente um pneu, sair em busca do borracheiro mais prĂ³ximo ou esperar por assistĂªncia na estrada. Mesmo um furo menor que 5 mm de diĂ¢metro pode levar a uma rĂ¡pida perda de pressĂ£o do ar. Com a ContiSeal™, 85% dos danos de perfuraĂ§Ă£o causados aos pneus sĂ£o corrigidos instantaneamente, mesmo que o objeto causador se desprenda”, explica JoĂ£o Scalabrin, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental Pneus.

Funciona da seguinte maneira: uma pelĂ­cula protetora no interior do pneu sela imediatamente o buraco causado pela perfuraĂ§Ă£o impedindo completamente a saĂ­da do ar e retendo o ar interno. Assim, o veĂ­culo pode continuar a rodar mesmo apĂ³s seu pneu ter sido perfurado. Essa tecnologia nĂ£o tem qualquer  impacto na experiĂªncia de direĂ§Ă£o ou no manuseio do carro em circunstĂ¢ncias normais. Um sistema de monitoramento da pressĂ£o dos pneus (TPMS) Ă©, no entanto, recomendado. “Enquanto os pneus run flat perdem o ar, mas vocĂª pode rodar por 80km atĂ© realizar a substituiĂ§Ă£o, o ContiSeal™ permite que o motorista siga viagem nas mesmas condições antes da perfuraĂ§Ă£o e sem nenhuma restriĂ§Ă£o ou recomendaĂ§Ă£o de troca ou reparo”, destaca JoĂ£o Scalabrin.
Os pneus ContiSeal™ trazem um sĂ­mbolo impresso em sua parede lateral e sĂ£o compatĂ­veis com todos os aros comumente disponĂ­veis. Eles sĂ£o montados, trocados e usados como qualquer pneu padrĂ£o. No Brasil, sĂ£o ofertados em cinco medidas nos aros 18” e 19” dos pneus ContiSportContact 5 e ContiSportContact 5 SUV, modelos que podem ser aplicados no VW Tiguan  e Passat, Ford Fusion, Volvo S60, Kia Sportage, Toyota RAV4 e Mercedes-Benz GLK, entre outros veĂ­culos. Como muitas vezes o motorista nĂ£o percebe que um objeto estranho penetrou no pneu, a Continental recomenda um exame regular para a procura de parafusos, pregos e outros corpos estranhos na banda de rodagem. Confira a tecnologia ContiSeal™ em operaĂ§Ă£o e saiba mais sobre a linha de pneus da Continental equipada com essa tecnologia AQUI.