• Volume mensal é 2,8% menor na comparação com março, que teve três dias úteis a mais;
  • Produção no primeiro quadrimeste soma 359.621 motocicletas.

Texto e fotos: SD&PRESS Consultoria

A indústria de motocicletas manteve sinais de recuperação e produziu 122.220 unidades em abril. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume é 2,8% menor na comparação com as 125.756 unidades que saíram das linhas de montagem em março, diferença resultante dos três dias úteis a menos no mês de abril em relação ao período anterior. Em relação a abril do ano passado, quando as fábricas praticamente pararam devido à pandemia do coronavírus, houve alta de 7.179,3% (1.679 unidades). No quadrimestre, foram fabricadas 359.621 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 20,2% na comparação com o mesmo período de 2020 (299.278 unidades). Esse foi o melhor resultado dos quatro primeiros meses desde 2019. Naquele ano, a produção somou 367.986 motocicletas.

Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, os números comprovam a recuperação do setor. “Depois de um primeiro bimestre bastante difícil, a produção de motocicletas apresenta uma curva de recuperação e estamos bem próximos ao patamar registrado em 2019, o que comprova isso. A perspectiva para os próximos meses é de manter esse ritmo e, com isso, regularizar o abastecimento”, afirma. Diante desse cenário, Fermanian confirma as projeções da Abraciclo de produzir 1.060.000 motocicletas em 2021, o que representa uma alta de 10,2% na comparação com as 961.986 registradas no ano passado. “Se mantivermos a produção nesse ritmo e tivermos uma aceleração no programa de vacinação para evitar uma nova crise sanitária mais grave, poderemos até fazer uma eventual revisão dos números no segundo semestre”, diz.

Vendas no varejo
O licenciamento de motocicletas totalizou 94.654 unidades em abril e foi 52% superior ao registrado no mês anterior (62.262 unidades). Fermanian afirma que esse aumento era esperado, devido a recuperação da produção das fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). “Até o mês passado ainda lidávamos com a falta de motocicletas no varejo devido ao impacto que as produções sofreram em janeiro e fevereiro. Agora, com esses novos índices produtivos, nosso objetivo é alcançar, gradativamente, o equilíbrio entre a oferta e a demanda e, com isso, reduzir a fila de espera por motocicletas”, destaca. “A entrega de alguns modelos já foi normalizada; outros, no entanto, ainda não e exigem que o consumidor aguarde um pouco mais. As fabricantes estão atentas para atender aos pedidos”, completa. Na comparação com abril de 2020, quando o país era fortemente impactado pela pandemia, os emplacamentos aumentaram 235,1% (28.246 motocicletas licenciadas). A Street foi a categoria mais vendida, com 48.158 unidades e 50,9% de participação no mercado. Em segundo lugar, ficou a Trail (20.535 unidades e 21,7% de participação), seguida pela Motoneta (11.563 unidades e 12,2%).

Confira o ranking mensal

Emplacamentos De Motocicletas

 

Abril 2020

Março 2021

Abril 2021

 

 

Categoria

A

Participação

B

Participação

C

Participação

C/A

C/B

Street

13.621

48,2%

29.504

47,4%

48.158

50,9%

253,6%

63,2%

Trail

6.082

21,5%

12.275

19,7%

20.535

21,7%

237,6%

67,3%

Motoneta

5.230

18,5%

7.948

12,8%

11.563

12,2%

121,1%

45,5%

Scooter

1.409

5,0%

7.246

11,6%

8.533

9,0%

505,6%

17,8%

Naked

813

2,9%

2.192

3,5%

2.252

2,4%

177,0%

2,7%

Bigtrail

476

1,7%

1.248

2,0%

1.527

1,6%

220,8%

22,4%

Ciclomotor

166

0,6%

1.020

1,6%

1.134

1,2%

583,1%

11,2%

Sport

219

0,8%

493

0,8%

551

0,6%

151,6%

11,8%

Custom

204

0,7%

249

0,4%

282

0,3%

38,2%

13,3%

Touring

2

0,0%

6

0,0%

6

0,0%

200,0%

0,0%

Triciclo

24

0,1%

81

0,1%

110

0,1%

358,3%

35,8%

Total

28.246

100%

62.262

100%

94.654

100%

235,1%

52,0%

Fonte: Associadas Abraciclo

A média diária de vendas em abril, que teve 20 dias úteis, foi de 4.733 unidades. Este foi o melhor resultado para o mês desde 2015. Naquele ano, foram emplacadas 5.408 motocicletas/dia. Segundo dados da Abraciclo, foi registrada alta de 74,8% na comparação com março (2.707 unidades licenciadas/dia, em 23 dias úteis) e de 251,9% em relação ao mesmo mês de 2020 (1.345 motocicletas emplacadas/dia, em 21 dias úteis). No acumulado do ano, os emplacamentos no primeiro quadrimestre somaram 300.098 motocicletas, alta de 9,1% na comparação com o mesmo período do ano passado (275.094 unidades). Quase metade das motocicletas emplacadas foi da categoria Street. No total foram 146.836 unidades, o que corresponde a 48,9% de participação no mercado. Em seguida, vieram a Trail (60.625 unidades e 20,2% de participação) e Motoneta (39.600 unidades e 13,2%).

Exportações
As exportações totalizaram 4.276 unidades em abril, volume 32,5% menor ao registrado em março (6.335 motocicletas) e 903,8% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado (426 unidades). Segundo dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Argentina foi o principal parceiro comercial, com 2.458 unidades e 38,9% do volume total exportado. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com 1.292 motocicletas e 20,4% do total exportado; seguido bem de perto pela Colômbia (1.269 unidades e 20,1%). No primeiro quadrimestre, foram embarcadas 17.441 motocicletas para o mercado externo, alta de 140,5% na comparação com o mesmo período de 2020 (7.251 unidades). As posições do ranking são as mesmas do levantamento mensal: Argentina (5.562 unidades e 31,1% do volume total exportado), Estados Unidos (5.130 unidades e 28,7%) e Colômbia (2.885 unidades e 16,1%).