- Volume mensal é 2,8% menor na comparação com março, que teve três dias úteis a mais;
- Produção no primeiro quadrimeste soma 359.621 motocicletas.
Texto e fotos: SD&PRESS Consultoria
A indústria de motocicletas manteve sinais de recuperação e produziu 122.220 unidades em abril. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume é 2,8% menor na comparação com as 125.756 unidades que saíram das linhas de montagem em março, diferença resultante dos três dias úteis a menos no mês de abril em relação ao período anterior. Em relação a abril do ano passado, quando as fábricas praticamente pararam devido à pandemia do coronavírus, houve alta de 7.179,3% (1.679 unidades). No quadrimestre, foram fabricadas 359.621 motocicletas, o que corresponde a uma alta de 20,2% na comparação com o mesmo período de 2020 (299.278 unidades). Esse foi o melhor resultado dos quatro primeiros meses desde 2019. Naquele ano, a produção somou 367.986 motocicletas.
Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, os números comprovam a recuperação do setor. “Depois de um primeiro bimestre bastante difícil, a produção de motocicletas apresenta uma curva de recuperação e estamos bem próximos ao patamar registrado em 2019, o que comprova isso. A perspectiva para os próximos meses é de manter esse ritmo e, com isso, regularizar o abastecimento”, afirma. Diante desse cenário, Fermanian confirma as projeções da Abraciclo de produzir 1.060.000 motocicletas em 2021, o que representa uma alta de 10,2% na comparação com as 961.986 registradas no ano passado. “Se mantivermos a produção nesse ritmo e tivermos uma aceleração no programa de vacinação para evitar uma nova crise sanitária mais grave, poderemos até fazer uma eventual revisão dos números no segundo semestre”, diz.
Confira o ranking mensal
Emplacamentos De Motocicletas |
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Abril 2020 |
Março 2021 |
Abril 2021 |
|
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Categoria |
A |
Participação |
B |
Participação |
C |
Participação |
C/A |
C/B |
Street |
13.621 |
48,2% |
29.504 |
47,4% |
48.158 |
50,9% |
253,6% |
63,2% |
Trail |
6.082 |
21,5% |
12.275 |
19,7% |
20.535 |
21,7% |
237,6% |
67,3% |
Motoneta |
5.230 |
18,5% |
7.948 |
12,8% |
11.563 |
12,2% |
121,1% |
45,5% |
Scooter |
1.409 |
5,0% |
7.246 |
11,6% |
8.533 |
9,0% |
505,6% |
17,8% |
Naked |
813 |
2,9% |
2.192 |
3,5% |
2.252 |
2,4% |
177,0% |
2,7% |
Bigtrail |
476 |
1,7% |
1.248 |
2,0% |
1.527 |
1,6% |
220,8% |
22,4% |
Ciclomotor |
166 |
0,6% |
1.020 |
1,6% |
1.134 |
1,2% |
583,1% |
11,2% |
Sport |
219 |
0,8% |
493 |
0,8% |
551 |
0,6% |
151,6% |
11,8% |
Custom |
204 |
0,7% |
249 |
0,4% |
282 |
0,3% |
38,2% |
13,3% |
Touring |
2 |
0,0% |
6 |
0,0% |
6 |
0,0% |
200,0% |
0,0% |
Triciclo |
24 |
0,1% |
81 |
0,1% |
110 |
0,1% |
358,3% |
35,8% |
Total |
28.246 |
100% |
62.262 |
100% |
94.654 |
100% |
235,1% |
52,0% |
A média diária de vendas em abril, que teve 20 dias úteis, foi de 4.733 unidades. Este foi o melhor resultado para o mês desde 2015. Naquele ano, foram emplacadas 5.408 motocicletas/dia. Segundo dados da Abraciclo, foi registrada alta de 74,8% na comparação com março (2.707 unidades licenciadas/dia, em 23 dias úteis) e de 251,9% em relação ao mesmo mês de 2020 (1.345 motocicletas emplacadas/dia, em 21 dias úteis). No acumulado do ano, os emplacamentos no primeiro quadrimestre somaram 300.098 motocicletas, alta de 9,1% na comparação com o mesmo período do ano passado (275.094 unidades). Quase metade das motocicletas emplacadas foi da categoria Street. No total foram 146.836 unidades, o que corresponde a 48,9% de participação no mercado. Em seguida, vieram a Trail (60.625 unidades e 20,2% de participação) e Motoneta (39.600 unidades e 13,2%).
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