Bottas é o mais rápido do dia usando o pneu C3 Médio

Texto e fotos: Pirelli

Diferença entre os compostos

Resumo dos pneus da sexta-feira

  • As Mercedes foram as mais rápidas nas sessões de hoje, Valtteri Bottas liderou ambas marcando o melhor tempo do dia com o P Zero Yellow Médio à tarde.
  • As condições foram um pouco mais frias que no ano passado, mas semelhantes no FP1 e FP2, com temperatura ambiente em torno dos 15º e da pista com pico de 25º.
  • Embora as equipes tenham corrido em Imola no ano passado, os treinos livres em 2020 foram de apenas uma sessão de 90 minutos na manhã de sábado.
  • Até agora o P Zero White Hard é cerca de 0,5 segundos mais lento do que o P Zero Yellow Médio enquanto o P Zero Red Soft é cerca de 0,7 segundos mais rápido que o Médio.
  • As lacunas de desempenho entre os três compostos são diferentes das estimativas iniciais. A diferença entre o Hard e o Médio é menor que o esperado, embora o Hard precise de um tempo de aquecimento mais longo, ele funciona bem e fornece um bom nível de aderência. Entre o Soft e o Médio, a diferença é maior, isso porque esperávamos temperaturas de pista mais baixas e granulação geral no C4, não apenas nas passagens longas.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "As condições que tivemos em Ímola hoje foram um pouco mais frias do que as que experimentamos há seis meses, em novembro. Os pneus tiveram um bom desempenho geral, vimos alguma granulação durante as passagens longas no composto C4 Soft em ambas as sessões. Imola é uma pista de gravidade média que não gasta muita energia com os pneus, por isso, em baixas temperaturas, é difícil aquecê-los, especialmente os compostos Médio e Hard. À tarde, a pista já se encontrava em boas condições, apesar de poucas corridas de apoio, a diferença entre os compostos é menor do que o esperado entre Hard e Médio e maior do que o esperado entre Médio e Soft, embora essa diferença possa variar de equipe para equipe e isso naturalmente influenciará a estratégia".