Verstappen se impõem em Ímola e vence usando pneus intermediários no começo e Slick C3 Médio no fim

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • A emocionante etapa de Imola, com a Pirelli como principal patrocinador, foi interrompida por uma bandeira vermelha na volta 34 para limpar a pista de destroços após um acidente. A bandeira vermelha permitiu que as equipes fizessem manutenção nos carros e trocassem os pneus, com isso, a parte final foi uma corrida muito disputada durante 29 voltas.
  • A chuva, antes do início da corrida, fez com que quase todos os carros largassem com pneus Cinturato Green intermediates e apenas quatro pilotos com o Cinturato Blue full wet. Foram dois safety cars antes da bandeira vermelha, que ocorreu quando a pista estava quase seca. Durante o segundo safety car, todos os pilotos passaram a usar pneus slick, a maioria optou pelo P ​​Zero Yellow Médio, exceto a Haas que escolheu o P Zero Red Soft.

  • Verstappen assumiu a liderança na primeira curva da primeira volta ultrapassando Lewis Hamilton, o pole. Depois da parada, ele continuou à frente usando o Médio e seguiu tranquilo até o final, durante a prova ele só não ficou na liderança depois da parada que fez antes de Hamilton.
  • Hamilton terminou em segundo após uma fantástica luta com Verstappen para marcar a melhor volta da prova, no fim, o inglês confirmou o ponto extra. Lando Norris foi o terceiro usando o P Zero Red Soft da relargada até o final.
  • A combinação de chuva, safety car e bandeira vermelha significou que as estratégias eram uma questão de reagir às circunstâncias que mudavam rapidamente. A maioria dos pilotos seguiu um plano de corrida semelhante, começar com os Cinturato Green intermediates e mudar para o P ​​Zero Yellow Médio até o fim da corrida, mas isso mudou depois da bandeira vermelha.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Tívemos uma bandeira vermelha que dividiu a corrida em duas partes distintas, a causa dela foi um incidente que mostrou a dificuldade de ultrapassagem em Ímola e que se tornou ainda mais complicada pelo tempo frio e incerto. Sem nenhum treino anterior com pneus intermediários e de chuva, as equipes tiveram que trabalhar os pontos de crossover à medida que avançavam. Mas uma linha clara e seca surgiu, Verstappen fez um pitstop perfeito antes da parada e assim que a corrida foi reiniciada após a bandeira vermelha, a maioria dos pilotos utilizou os pneus Médios, isso proporcionou um bom equilíbrio entre desempenho e durabilidade durante toda a parte significativa da corrida, no entanto, vários dos líderes, incluindo Norris no pódio, mudaram para o Soft para o reinicio, que também teve um ótimo desempenho até o final de uma ótima corrida que tivemos a honra de ser o patrocinador principal".

Campeonato