• Modelo chega nas versões rodoviária 4x2 e 6x2, rígido 8x2, e off road 6x4;
  • Motor PACCAR MX11 trabalha em potências de 410 cv e 450 cv;
  • Marca manterá curva de crescimento em 2021.

Texto e fotos DAF Caminhões

A família CF cresceu e chega ao mercado brasileiro com uma nova versão rígida, em configuração 8x2. O design foi totalmente renovado, assim como o conjunto mecânico, que conta com o novo motor PACCAR MX11, de 410 cv, e transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades. O modelo também agrega mais tecnologia e conforto, além de baixo consumo de combustível. O novo motor, em testes realizados pela companhia, apresentou consumo até 15% menor do que a versão anterior, que equipava outros modelos da linha CF. 

O motor PACCAR MX11 é fabricado em Ponta Grossa, no Paraná, e tem 10,8 litros e seis cilindros, que entrega potência de 410 cv, com um torque de 2.100 Nm em 900 rpm, se tornando o mais potente do segmento. Construído com ferro fundido vermicular (CGI), o propulsor tem peso reduzido em 180 kg se comparado ao PACCAR MX13, maior durabilidade e menor atrito, permitindo baixo ruído e maior economia de diesel. O sistema de injeção de combustível é Common Rail, contribuindo para o menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes. A eficiência também se dá por ter sido projetado para trabalhar em baixas rotações, aliado ao turbocompressor VGT, de geometria variável. O sistema traz a tecnologia multitorque, o que possibilita o caminhão trabalhar por maior tempo na última marcha, ajudando na sua eficiência. A transmissão XF TraXon, automatizada de 12 velocidades, foi desenhada para trabalhar em baixas rotações e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista. Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante também na economia de combustível.
O Novo DAF CF rígido conta ainda com segundo eixo direcional e o maior entre eixos da categoria, com 6.400 mm, o que o torna ainda mais versátil. Sua capacidade técnica é de 45 toneladas, sendo ideal para operações de baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos. O novo modelo traz como opcional o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com o sistema de freios a disco. A suspensão mecânica e os freios a tambor estão disponíveis na linha de entrada. “A DAF Caminhões tem no seu DNA um padrão superior de qualidade, conforto e eficiência. Quando começamos a pensar o projeto do modelo rígido no Brasil, tínhamos certeza de que este novo caminhão deveria elevar o padrão desta categoria, oferecendo ao cliente uma nova experiência neste segmento. O resultado é exatamente o que planejamos e estamos muito felizes com o produto que o cliente brasileiro terá disponível para as suas operações de transporte rodoviário e distribuição”, acrescenta Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Freio Motor PACCAR MX
O freio motor PACCAR MX, com 460 cv, é o mais potente do segmento, agregando ainda mais segurança às viagens. O sistema trabalha em baixas rotações entregando alta potência, e conta com três estágios, o que permite um planejamento melhor do seu uso, promovendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído.

CF rodoviário e Off Road com novas tecnologias e mais segurança
A DAF Caminhões renova a linha CF e apresenta ao mercado os novos modelos rodoviário e Off Road, com novos chassi, conjunto mecânico, design e tecnologias de segurança e conforto para o motorista.  O CF rodoviário, 4x2 ou 6x2, vem equipado com o novo motor PACCAR MX11, com potências de 410 cv ou 450 cv. Já a linha off road é equipada com o PACCAR MX13, o mesmo do XF, com potência de 480 cv e redução nos cubos. A linha fora de estrada é voltada principalmente para operações de cana e madeira. A versão rodoviária do CF traz o novo motor PACCAR MX11, acoplado à transmissão ZF TraXon, de 12 velocidades. O propulsor tem 10,8 litros e seis cilindros, que entrega potência de 410 cv, com um torque de 2.100 Nm em 900 rpm, e 450 cv, com torque de 2.300 Nm em 900 rpm. Testes realizados pela DAF apontam que o CF rodoviário está até 15% mais econômico que a versão anterior.

Construído com ferro fundido vermicular (CGI), o motor traz inovação, qualidade e design superior, que contribuem para melhor performance e menor consumo de combustível. O componente tem peso reduzido em 180 kg, se comparado ao PACCAR MX13, maior durabilidade e menor atrito, o que garante menor ruído. O sistema de injeção de combustível é Common Rail, contribuindo para o menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes. “O motor PACCAR MX11 é uma novidade no mercado nacional, mas um projeto consagrado na Europa, que acumula mais de 200 milhões de quilômetros rodados. Trata-se de um motor altamente eficiente, silencioso e moderno, que permitirá ao transportador brasileiro trabalhar com um caminhão versátil, econômico e de alta qualidade”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil. A eficiência também se dá por ter sido projetado para trabalhar em baixas rotações, aliado ao turbocompressor VGT, de geometria variável. O sistema traz injeção multitorque, o que possibilita ao caminhão trabalhar por maior tempo na última marcha, ajudando na sua eficiência.
A transmissão XF TraXon, automatizada de 12 velocidades, foi desenhada para trabalhar em baixas rotações e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista. Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante na economia de combustível também. O eixo traseiro traz relações mais rápidas de 2,47 e 2,64, permitindo rotações mais baixas do motor, conferindo mais economia de combustível. O Novo CF rodoviário tem PBTC técnico liberado para até 60 toneladas e conta também com novos entre eixos, permitindo diversas aplicações. O freio motor PACCAR MX trabalha em três estágios, gerando potência de até 460 cv, se tornando o mais eficiente do mercado e o mais forte deste segmento. O seu chassi também foi renovado, se tornando mais leve e resistente. Os módulos do chassi possuem conectores vedados, e o sistema eletrônico SAC proporciona uma gestão pneumática mais eficiente. Os tanques de combustível e Arla do Novo CF rodoviário ganharam novas capacidades volumétricas, dando mais flexibilidade para viagens longas sem a necessidade de abastecimento frequente.

Tecnologias
O Novo CF herda as melhores tecnologias do recém-lançado XF, como o Controle de Cruzeiro Preditivo. Trata-se de um piloto automático que, com a ajuda do GPS, faz uma leitura do relevo até dois quilômetros à frente, ajustando a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível. O caminhão conta também com Assistente de Performance do Condutor, que mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível. O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade. O motorista pode ainda, dentro da cabine, verificar o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta, permitindo ao motorista agir rapidamente. Isso melhora o custo total de propriedade devido ao menor consumo de combustível e menor desgaste dos pneus. O sistema de monitoramento de energia da bateria permite que o motorista verifique o status das baterias e fornece avisos quando os níveis de energia estão críticos, evitando também sobrecargas. O resultado é uma maior disponibilidade do veículo e maior vida útil da bateria.

Novo CF Off Road
A versão fora de estrada do Novo CF, oferecida na versão 6x4 com redução nos cubos (5,41:1 ou 4,55:1), foi concebida para proporcionar ainda mais robustez e resistência do que a versão rodoviária. O modelo conta com o motor PACCAR MX13, o mesmo do XF, com potência de 480 cv, com torque de 2,350 Nm, e 2.500 Nm no multitorque, sempre a partir de 900 rpm. A transmissão também é a XF TraXon de 12 velocidades automatizada. O motorista conta também com sistema Dual Drive de direção, permitindo uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O Assistente de Partida em rampa é outro diferencial que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado. O freio motor é o PACCAR MX, de três estágios e potência de 490 cv, trazendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído. O chassi foi totalmente reforçado para atender a operações severas de cana e madeira, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação.

A suspensão traseira, herdada da versão anterior, tem capacidade para 26 toneladas. A quinta roda também ganhou reforço, projetada para pino rei de 3,5 polegadas. Pensando em evitar contaminação pelo cano de escape, o escapamento da versão fora de estrada pode ser adquirido na opção vertical. “O Novo CF Off Road traz muitas melhorias com relação à versão anterior, como o novo trem de força e chassi. Além disso, temos tecnologias que facilitam a condução e proporcionam economia de combustível. A robustez continua sendo um dos seus pontos de destaque, se tornando um veículo ideal para operações severas”, acrescenta Jarno Broeze.

Ainda mais preparado para terrenos acidentados
O Novo CF Off Road conta com para-choque tripartido e em aço galvanizado, facilitando a sua eventual manutenção. A nova frente também cria uma identidade visual diferente do restante da linha CF, trazendo um aspecto ainda mais robusto. O modelo ganhou reforço na proteção do cárter, que se estende desde a frente até o final do cárter. O ângulo de ataque está maior (23 graus), garantindo ainda mais proteção na condução do caminhão. A versão fora de estrada é oferecida com três opções de cabine: a Day, sem cama e teto baixo; a Sleeper, com cama; e a Space, a maior do segmento, com 2,23 m de altura interna. A opção mais espaçosa possui ainda os faróis Skylight, para melhor visibilidade em operações noturnas. O interior da cabine acompanha as tecnologias das versões rodoviária e rígida, mas com acabamento e proteções antisujeira, como a capa vinílica nos bancos. O conforto é um dos grandes diferenciais do modelo off road. Com relação às características de segurança, o CF Off Road também compartilha das tecnologias da versão rodoviária, como Controle de Estabilidade e o Assistente de Performance do Condutor.