• Entenda como optar pelo pneu mais adequado ao perfil de utilizaĂ§Ă£o do seu veĂ­culo;
  • Na hora de escolher o pneu ideal Ă© importante levar em consideraĂ§Ă£o qual serĂ¡ uso do veĂ­culo: off-road (de verdade), misto ou all terrain.

Texto e fotos: MLP Assessoria

HĂ¡ um pneu desenvolvido sob medida para as diferentes condições de piso que seu carro, SUV ou picape enfrenta. E hĂ¡ uma razĂ£o para isto. “Um pneu de uso off-road utilizado no asfalto gastarĂ¡ muito mais combustĂ­vel. Um pneu de asfalto aplicado no off-road nĂ£o entregarĂ¡ a segurança necessĂ¡ria para o condutor e, rodando em um pisco com muito cascalho, por exemplo, poderĂ¡ sofrer abrasões e picotamento”, alerta JoĂ£o Scalabrin, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemĂ£. É importante destacar que o mundo on-road e off-road tambĂ©m sĂ£o muito diferentes do ponto de vista tĂ©cnico para um pneu. O composto empregado, o desenho da banda, o tipo de construĂ§Ă£o sĂ£o quase antagĂ´nicos: vocĂª ganha aqui e perde lĂ¡.

No asfalto, na hora de projetar o pneu, uma das principais preocupações dos engenheiros Ă© o conforto. Por isso, o desenho da banda privilegia o bloqueio do ruĂ­do, o bem-estar do motorista e dos passageiros, ao invĂ©s do impacto com a pista. JĂ¡ no mundo off-road, a atenĂ§Ă£o se volta para o terreno que o pneu terĂ¡ que enfrentar: areia, cascalho, lama, buraco, pedrinhas que se prendem Ă  banda. O desafio aqui Ă© desenvolver um produto capaz de entregar traĂ§Ă£o nesse tipo de piso. A capacidade de carga desses pneus tambĂ©m Ă© diferente, afinal estamos falando de veĂ­culos muito mais pesados e que rodarĂ£o com mais de peso. A altura dos sulcos muda em comparaĂ§Ă£o Ă  dos pneus de passeio: sĂ£o normalmente muito mais profundos e, muitas vezes, autolimpantes para facilitar a expulsĂ£o das pedras. Os compostos empregados em pneus off-road diferem dos utilizados em pneus de passeio. É tambĂ©m importante que o pneu off-road tenha paredes laterais reforçadas para evitar danos causados ​​por pedras ou pelo cascalho, alĂ©m de uma estrutura interna capaz de proporcionar maior resistĂªncia e durabilidade.

Por todos esses motivos, na hora de escolher o pneu ideal Ă© importante o motorista levar em consideraĂ§Ă£o exatamente qual serĂ¡ uso do veĂ­culo: off road (de verdade), misto ou all terrain.

Confira alguns exemplos

  • Tenho um sĂ­tio que visito de vez em quando e com acesso por estrada de terra – o ideal Ă© utilizar um pneu 80/20, projetado para quem precisa encarar um off-road leve
  • Meu uso Ă© alternado, uso muito meu veĂ­culo na fazenda e no asfalto tambĂ©m – o indicado Ă© um pneu all terrain, que vai harmonizar os interesses conflitantes de conduĂ§Ă£o no asfalto e no off-road
  • Sou trilheiro, quero subir barranco e meu veĂ­culo vive no barro – opte por um pneu mud terrain, capaz de entregar alta traĂ§Ă£o e aderĂªncia em situações extremas tanto na lama como na terra, alĂ©m de oferecer uma maior durabilidade e resistĂªncia em terrenos desafiadores.