O sistema de suspensĂ£o Ă© parte fundamental para a segurança do veĂculo, uma vez que seus componentes tĂªm relaĂ§Ă£o direta com a dirigibilidade e, consequentemente, com a segurança do motorista, dos ocupantes do veĂculo e outros usuĂ¡rios das vias pĂºblicas
Texto e fotos: SD&PRESS Consultoria
Por isso, Ă© preciso muito cuidado e atenĂ§Ă£o na hora de substituir os componentes do conjunto, especialmente os amortecedores. E, pensando nisso, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, NormalizaĂ§Ă£o e Qualidade Industrial), Ă³rgĂ£o do Governo Federal que procura estabelecer patamares mĂnimos de segurança a diversos tipos de produtos comercializados em territĂ³rio brasileiro, baixou, em julho de 2011, a Portaria nĂºmero 301 que estabelece uma sĂ©rie de parĂ¢metros e tolerĂ¢ncias para os amortecedores de suspensĂ£o.
LĂder no mercado de equipamento original e, principalmente, no de reposiĂ§Ă£o de autopeças brasileiro, os amortecedores Cofap, que sempre foram referĂªncia de qualidade e confiança, possuem a certificaĂ§Ă£o do Inmetro desde 2012, o que garante a aderĂªncia do produto Ă s especificações estabelecidas na Portaria nĂºmero 301. Essas especificações sĂ£o verificadas anualmente por Ă³rgĂ£os certificadores que realizam uma sĂ©rie de testes e ensaios, sempre respeitando a Portaria 301, no sentido de avaliar e homologar o produto, atestando a durabilidade, a eficiĂªncia e o desempenho dos amortecedores Cofap. Desde janeiro/2013, o selo Inmetro tornou-se obrigatĂ³rio para fabricaĂ§Ă£o e importaĂ§Ă£o de amortecedores de suspensĂ£o automotiva, exceto para motocicletas e algumas categorias de veĂculos comerciais, tambĂ©m conforme estabelecido na Portaria 301. De acordo com os tĂ©cnicos da Cofap, Ă© essencial que os aplicadores e consumidores prestem atenĂ§Ă£o a essa certificaĂ§Ă£o na hora da compra, buscando o selo do Inmetro que obrigatoriamente deve constar tanto na embalagem como no corpo do amortecedor. Afinal, o item Ă© responsĂ¡vel pelo controle da aĂ§Ă£o das molas na suspensĂ£o, evitando a oscilaĂ§Ă£o excessiva do veĂculo e mantendo os pneus sempre em contato com o solo, condiĂ§Ă£o essencial para que sejam mantidas tambĂ©m a estabilidade e a dirigibilidade nas mais diversas condições de terreno.
Outro alerta muito importante Ă© referente ao uso de amortecedores recondicionados, que nĂ£o possuem a eficĂ¡cia necessĂ¡ria para garantir a estabilidade e a dirigibilidade do veĂculo. Trata-se de peças que jĂ¡ foram descartadas e apenas receberam uma pintura nova ou, no mĂ¡ximo, tambĂ©m tiveram o Ă³leo original substituĂdo por um fluido fora dos parĂ¢metros exigidos para o seu correto funcionamento. Vale informar que o Ă³leo utilizado no interior dos amortecedores de suspensĂ£o Ă© desenvolvido especificamente para esse tipo de componente, segundo formulações especiais, adequadas Ă s temperaturas e caracterĂsticas de trabalho exclusivas. AlĂ©m do Ă³leo, dependendo do amortecedor, pode haver mais de 50 componentes internos que tambĂ©m sofrerĂ£o desgastes e que nĂ£o podem ser substituĂdos no recondicionamento. Esses componentes nĂ£o sĂ£o encontrados no mercado e, dessa maneira, nĂ£o hĂ¡ como o recondicionador substituĂ-los. Assim, nĂ£o hĂ¡ como confiar num amortecedor recondicionado porque o Ă³leo utilizado Ă© inadequado e porque nĂ£o se sabe as condições dos componentes internos. Essa condiĂ§Ă£o certamente prejudica muito a eficiĂªncia do amortecedor e a sua eficĂ¡cia, comprometendo diretamente a segurança.
Dica importante: Sempre verifique a nota fiscal e o certificado de garantia correspondentes aos amortecedores Cofap. Como essas peças tĂªm o selo Inmetro gravado em baixo relevo no corpo, os recondicionadores podem usar a informaĂ§Ă£o para argumentar que a peça Ă© original. AlĂ©m disso, Ă© bom lembrar que o consumidor terĂ¡ direito Ă garantia somente se o certificado correspondente, que acompanha todos os amortecedores Cofap, estiver preenchido corretamente. Vale destacar, ainda, que o motorista vai se acostumando com o comportamento do carro e pode nĂ£o perceber que os amortecedores estĂ£o perdendo eficiĂªncia. Por isso, Ă© importante realizar revisões preventivas com frequĂªncia, ao menos uma vez por ano. Da mesma forma, ao notar sinais como trepidaĂ§Ă£o do volante, falta de estabilidade, balanço excessivo nas arrancadas e freadas, o motorista deve procurar um mecĂ¢nico de confiança e, caso necessĂ¡rio, peças de qualidade para a substituiĂ§Ă£o. Dirigir com amortecedores desgastados pode danificar outros componentes da suspensĂ£o, como rolamentos das rodas e terminais da direĂ§Ă£o. O inverso tambĂ©m Ă© verdadeiro, ou seja, caso haja outros componentes da suspensĂ£o danificados, a carga sobre os amortecedores pode aumentar, reduzindo a sua vida Ăºtil. O ideal Ă© sempre revisar todo o sistema de suspensĂ£o. Muitas vezes, a depender do estado da suspensĂ£o, um reaperto basta para eliminar ruĂdos e melhorar a dirigibilidade.
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