A Dassault Aviation anunciou que o Falcon 6X, a sua nova aeronave executiva de mais ampla cabine, completou com sucesso o primeiro voo
Texto e fotos: Dassault Aviation
Conforme planejado no primeiro trimestre de 2021, demonstrando a maturidade do programa e abrindo a campanha de teste para certificação. "O voo de hoje é mais um marco na história da Dassault, deixando todos muito satisfeitos pelos incríveis esforços de toda a empresa e seus parceiros, no desafiador último ano", disse o Presidente/CEO da Dassault Aviation Eric Trappier. "Dedicamos a conquista de hoje a Olivier Dassault, que morreu de maneira trágica no domingo", continuou Trappier. "Olivier foi um piloto de Falcon que incorporou perfeitamente a paixão sem fronteiras de sua família pela aviação". "O 6X é o exemplo mais atual da fusão do know-how militar com a experiência da aviação de negócios pela qual a Dassault Aviation é tão respeitada", acrescentou Trappier. "As novas capacidades em eficiência, desempenho e segurança que ele oferece estabelecerão uma nova referência no segmento a longo prazo. Este avião estabelecerá também um novo padrão em termos de conforto e espaço de cabine, como exigido pelos nossos clientes".
Com os pilotos de teste Bruno Ferry e Fabrice Valette no controle, a aeronave 6X s/n 01 levantou voo da fábrica da Dassault Aviation em Mérignac, próximo a Bordeaux, às 14h45. Este voo inicial, de aproximadamente duas horas e trinta minutos, foi executado conforme o planejado, com os pilotos testando as qualidades de manuseio da aeronave, resposta dos motores e comportamento dos principais sistemas da aeronave. O Falcon 6X subiu a uma altitude de 40.000 pés e alcançou a velocidade de Mach.80 antes de retornar a sua base. "O 6X voou exatamente como nossos outros modelos. Da perspectiva de piloto, ele voa como um Falcon, o que significa precisão perfeita de manuseio em todas as fases do voo", disse Ferry. "Fabrice e eu estamos honrados de termos feito o mais recente voo inaugural em um outro fantástico Falcon".
O próximo voo do número de série 01 combinará atividade de testes com uma ida até Istres, próximo de Marseille, onde o campo de provas em voo da Dassault está localizado e a maior parte dos testes será realizada. O Falcon 6X s/n 02 e 03 estão agendados para ir ao ar nos próximos meses.
0 Comentários