• O sistema Cyber Tyre da Pirelli inicia o diálogo entre carros e pneus;
  • O último passo para a condução autônoma onde os carros sentem a estrada para uma segurança completa.

Texto e fotos: Pirelli

Pela primeira vez, a Pirelli agora equipa como padrão um pneu com sensores que podem falar com um carro. Esta estreia mundial quando se trata de equipamento original se deve ao sistema Cyber Tyre da Pirelli, composto por um sensor em cada pneu que reúne dados vitais para uma direção segura, vinculados a um software integrado ao computador de bordo do carro. O veículo em questão é o McLaren Artura completo com pneus equipados com sensores: um supercarro híbrido repleto de tecnologia para uma experiência de direção ainda mais segura e envolvente. A tecnologia Cyber Tyre oferece uma infinidade de informações ao carro e ao motorista: "o passaporte" do pneu - o tipo de pneu, seja uma versão de inverno ou verão, pressão prescrita, índice de carga e classificação de velocidade - bem como informações atuais de temperatura e pressão.

Cyber Tyre da Pirelli
Essas informações - incluindo temperatura e pressão, monitoradas constantemente e transmitidas em tempo real - são vitais quando se trata de segurança. As informações também são fornecidas, com maior precisão em comparação aos sensores tradicionais na válvula, já que os sensores de transmissão da Pirelli estão em contato direto com os pneus, e não com os aros das rodas. Os dados fornecidos pelos sensores são processados por software criado pela Pirelli que é integrado à eletrônica do carro. Algumas informações podem ser vistas no painel e no display central; outras informações são usadas pela eletrônica do carro para calibrar os sistemas de alerta do motorista com base nas características exatas dos pneus e seu status.

Segurança em primeiro lugar na estrada
Por exemplo, um carro equipado com o sistema Cyber Tyre da Pirelli pode alertar um motorista de que ele precisa verificar a pressão dos pneus para continuar dirigindo com segurança. Alternativamente, quando é hora de trocar o tipo de pneu - que muitas vezes carrega uma classificação de velocidade diferente do verão ao inverno - o carro alerta o motorista quando a velocidade máxima para aquele pneu é atingida. A funcionalidade específica do Cyber Tyre é escolhida e definida pelos fabricantes que os adotam para cada modelo.

Um engenheiro de corridas virtual a bordo
No caso do McLaren, algumas dessas funções foram selecionadas especificamente para uso em uma pista de corrida. Por exemplo, o Pirelli Cyber Tyre permite que o motorista adapte a pressão dos pneus para obter o melhor desempenho na pista com base em seu estilo individual de pilotagem. Como resultado, os alertas que cada motorista recebe também são alterados. Os motoristas também podem ser notificados sobre quando os pneus atingiram a temperatura ideal, permitindo que eles acessem a janela correta para extrair o máximo desempenho possível do pacote de pneus do carro. Os motoristas também podem ser informados de quando devem esfriar os pneus novamente. Como se houvesse um engenheiro de corrida próprio no banco do passageiro.

Pneus feitos sob medida com sensores
Os engenheiros da Pirelli desenvolveram pneus P Zero sob medida para o McLaren Artura nas dimensões 235/35 ZR19 na frente e 295/35 R20 na traseira, juntamente com os próprios engenheiros da McLaren. Os pneus têm uma banda de rodagem assimétrica, o que proporciona um excelente desempenho de frenagem para garantir o controle do carro em todas as condições, particularmente no molhado. Os pneus P Zero Corsa, desenvolvidos especificamente para uso na pista e na estrada, também estão disponíveis, apresentando um composto derivado da experiência automobilística da Pirelli. Para o inverno, o McLaren Artura se beneficia de pneus P Zero Winter exclusivos projetados especificamente para corresponder às suas características, com um composto feito sob medida e design da banda de rodagem que garante um desempenho semelhante ao pneu de verão P Zero. Todos os três pneus para o McLaren Artura podem ser distinguidos por suas marcações MC-C nas paredes laterais, que indicam o desenvolvimento exclusivo que foi realizado pela Pirelli especialmente para a McLaren, usando a tecnologia Cyber Tyre.

Pirelli Cyber: uma tecnologia com muitas aplicações diferentes
O sistema Pirelli Cyber Tyre representará o futuro dos pneus: capaz de dar aos carros uma sensação de toque, permitindo-lhes identificar ou prever situações potencialmente perigosas, como perda de aderência e aquaplanagem, que significa que a eletrônica do carro pode intervir prontamente. O próximo passo serão os pneus conectados a uma rede com outros veículos e a infraestrutura do entorno. Em novembro de 2019, a Pirelli foi a primeira empresa de pneus do mundo a compartilhar informações relacionadas a superfícies de estradas pela rede 5G, graças aos pneus inteligentes equipados com sensores. Isso foi apresentado no evento “Primeiro Case Mundial de Serviços ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) por Rede 5G”, em Torino.

Para a condução autônoma
Esses sistemas estão em constante evolução, da mesma forma que os sistemas de direção autônoma também estão se tornando cada vez mais avançados. Os trabalhos hoje confiados ao motorista - avaliar o nível de aderência proporcionado pela superfície da estrada e as condições climáticas - serão cada vez mais entregues aos pneus, o que significa que o carro irá desacelerar automaticamente quando as condições ficarem escorregadias, com ajudas ao motorista ativadas para aumentar a segurança. À medida que a conectividade entre os veículos fica online, um carro será capaz de avisar outros carros sem motorista sobre um perigo potencial iminente. Tudo isso contribui para uma sensação genuína de toque proporcionada pela única parte do carro em contato com a estrada: seus pneus.