Feito apenas com ingredientes naturais, o lançamento da Vigor reflete a busca da empresa pela saudabilidade e pela sustentabilidade de seus produtos

Texto e fotos: Vigor

Com o propĂ³sito de contribuir para o desenvolvimento de um mercado de consumo mais consciente, a Vigor Alimentos dĂ¡ um importante passo e lança Vigor Simples, o primeiro iogurte em embalagem de papel do paĂ­s. A novidade chega dentro de uma linha com poucos ingredientes, todos naturais. A busca por opções mais sustentĂ¡veis e saudĂ¡veis no setor de alimentos tem crescido consideravelmente. Segundo estudo da Mintel (2019)¹, 55% dos brasileiros concordam com a afirmaĂ§Ă£o de que marcas/empresas devem oferecer mais soluções sustentĂ¡veis proativamente. A consciĂªncia ambiental foi intensificada no Ăºltimo ano, visto que 51% dos brasileiros afirmam que a preocupaĂ§Ă£o com o meio ambiente aumentou durante a pandemia, de acordo com o mesmo instituto (2020)².

Atenta a isso, a marca traz ao varejo um produto composto apenas de ingredientes naturais, com alto teor de proteĂ­na e em embalagem alternativa ao plĂ¡stico: seu material Ă© biodegradĂ¡vel, de fonte renovĂ¡vel e possui maior nĂ­vel de reciclabilidade. AlĂ©m disso, a impressĂ£o das informações sobre o produto Ă© feita diretamente no pote, dispensando a necessidade de um material a mais para descarte. A nova linha de iogurte nĂ£o contĂ©m aditivos, como conservantes, corantes e espessantes, sendo produzida apenas a partir de leite, fermento lĂ¡cteo, aĂ§Ăºcar demerara e geleia de fruta. O nome do produto, Vigor Simples, foi escolhido para refletir a simplicidade das composições do iogurte, feito sĂ³ de quatro ingredientes, e de sua embalagem, que alĂ©m de todas as caracterĂ­sticas citadas, tem layout claro e minimalista.
Com a nova embalagem, aproximadamente 15 toneladas de plĂ¡stico deixarĂ£o de ser colocadas no mercado em 2021 - estimativa feita por comparaĂ§Ă£o com a produĂ§Ă£o de uma embalagem plĂ¡stica de gramatura equivalente. Trata-se, portanto, de uma quantidade relevante do material que deixarĂ¡ de ser descartada. Para lançar o primeiro iogurte em embalagem de papel do paĂ­s, a Vigor utilizou uma tecnologia inovadora, que usa um processo especĂ­fico de solda para garantir a duraĂ§Ă£o da embalagem durante todo o perĂ­odo de validade do produto, preservando a qualidade e a proteĂ§Ă£o necessĂ¡rias para a integridade do alimento.

Poucos ingredientes
A tendĂªncia e a busca de produtos clean label, ou seja, feitos com poucos ingredientes, todos facilmente reconhecidos pelo consumidor, cresce a cada dia. Um estudo com americanos e ingleses mostra que 7 entre 10 consumidores querem saber e entender a lista de ingredientes dos produtos que consomem (Innova, 2017 - QTRENDS Equilibrium)³. O lançamento da Vigor chega em trĂªs sabores: Tradicional, com 16 gramas de proteĂ­na, Damasco e Frutas Vermelhas, ambos com 14 gramas de proteĂ­na. Todas as versões sĂ£o apresentadas em porções de 130 gramas e possuem atributo zero lactose. De acordo com FlĂ¡via Drummond, Diretora de Marketing da Vigor, o lançamento de Vigor Simples representa mais um passo da marca em direĂ§Ă£o Ă  inovaĂ§Ă£o e Ă  sustentabilidade. "Estamos trazendo Ă  categoria um iogurte muito saudĂ¡vel e natural, para atender Ă  demanda de consumidores atentos aos ingredientes que estĂ£o ingerindo. Esse pĂºblico, que tambĂ©m se preocupa cada vez mais com impactos ambientais, motivou-nos a ir alĂ©m e desenvolver uma embalagem Ăºnica no paĂ­s". O produto leva impresso na embalagem um QR code que, ao ser acessado, entrega aos consumidores informações sobre a novidade e locais onde encontrar o produto.