Mesmo com as vendas de dezembro sendo 9,5% maiores em comparaĂ§Ă£o ao mesmo mĂªs do ano anterior, setor fecha o 2020 no vermelho
Texto e fotos: Anip
As vendas totais da indĂºstria brasileira de pneus fecharam o ano de 2020 com baixa 12,9% em comparaĂ§Ă£o com o ano anterior. Tal baixa no acumulado do ano foi observada nas vendas de todos os segmentos, pneus de passeio (-19,2%), comerciais leves (-13%), carga (-1,8%) e moto (-1,2%).
Nota-se, com isso, que mesmo apresentando sucessivos meses de boas vendas, incluindo um mĂªs de dezembro 9,5% maior em 2020 do que foi em 2019, o setor nĂ£o conseguiu reverter as perdas dos meses de grande baixa.
Esse comportamento pode ser observado nos segmentos de comerciais leves (27%), carga (25,8%) e motocicleta (20,3%). Os dados fazem parte do levantamento setorial divulgado pela AssociaĂ§Ă£o Nacional da IndĂºstria de PneumĂ¡ticos (ANIP).
“Em um ano totalmente Ăºnico, com suspensĂ£o de produĂ§Ă£o por um perĂodo determinado e de amplas medidas de prevenĂ§Ă£o em relaĂ§Ă£o ao covid-19 que ainda permanecem, a indĂºstria de pneumĂ¡ticos no Brasil respondeu prontamente as necessidades de todos os mercados, inclusive com crescimento no fornecimento do equipamento original”, analisa Klaus Curt MĂ¼ller, presidente executivo da ANIP.
0 ComentĂ¡rios