- De toda a linha JAC Motors, o T60 Plus foi aquele que sofreu as alterações mais significativas no design, com frente e traseira completamente redesenhadas, além de um interior também repleto de inovações;
- O JAC T60 Plus MY21 estreia com teto solar elétrico, conectividade do kit multimídia para AndroidAuto e Apple CarPlay, novas rodas de liga leve, ar-condicionado automático digital com comandos tipo touch, além de seis air bags;
- Com motor 1.5 Turbo e sistema VVT, que rende 168 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, conjugado a uma caixa de câmbio CVT (automático com 6 marchas eletrônicas), o SUV acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e atinge 195 km/h de velocidade máxima.
Texto e fotos: JAC Motors Brasil
Quando desembarcou no Brasil, exatamente um ano atrás, o JAC T60 determinou novos parâmetros de desempenho e sofisticação no mercado brasileiro de SUV´s. Com o T60, a JAC introduziu neste segmento de mercado os mesmos patamares de desempenho, tecnologia e sofisticação de sua versão top de linha – o T80 –, mas com um preço muito mais próximo à categoria de SUV´s médios. Esse era um claro desejo do consumidor brasileiro.
Ao promover a estreia da nova geração por aqui, a JAC atende a outro anseio muito claro, aferido em pesquisas com clientes promovidas pela marca nos últimos meses: o consumidor brasileiro de SUV´s está cansado da mesmice do design da maioria dos modelos. E é com esse espírito que surge o novo T60 Plus: um design único, inconfundível, autêntico, reiterando algo perceptível a quem quiser ser honesto com a realidade: a JAC Motors possui uma linguagem estilística completamente própria.
Com um quê de modelo futurista, o novo T60 Plus adota um visual dianteiro completamente distinto de qualquer outro SUV à venda no Brasil: o grupo ótico é dividido em dois segmentos, cabendo às estreitas lanternas a função de acomodar as luzes diurnas em LED (sistema DRL de série). Com um formato de “V” invertido, elas dão autenticidade ao SUV, compondo um visual inédito e exclusivo. Ao centro, a grade do radiador é larga, proeminente, de corte reto, como convém a um SUV imponente. Nas extremidades dessa grade, o complemento do grupo ótico traz os faróis. Chama a atenção diversos aspectos nesse design arrojado e único do JAC T60 Plus, como o para-choque alto, resvalando quase no capô, e que acondiciona a grade do radiador recortada ao centro. É um carro bonito, cheio de personalidade, e que atrairá os olhares não só pelo ineditismo das linhas. E sim por ter um resultado de extremo bom gosto.
Para o presidente do Grupo SHC e da JAC Motors, Sergio Habib, que atua no mercado automotivo desde o início dos anos 90, a chegada da nova geração do JAC T60 expressa a maior ruptura já vista em um segmento tradicional como o dos SUV´s. “Sinceramente, eu nunca havia visto uma disrupção estilística tão significativa em meus 30 anos de mercado. As linhas trazidas pelo novo T60 Plus inspirarão uma fila de imitações futuras. Pode esperar: os próximos SUV´s desse segmento trarão esse mesmo conceito de design introduzido pelo modelo da JAC”, opina Habib.
Mas não foi só a frente. Nas vistas laterais, o novo T60 Plus recebeu rodas de novo desenho e apliques plásticos na base das soleiras de portas, revelando uma confluência de linhas laterais de notável modernidade e bom gosto. Na parte de trás, o mesmo detalhe orgânico que forma o “V” invertido das lanternas dianteiras ressurge nas traseiras, onde o desenho do conjunto ótico adota uma extremidade apontada para baixo. “Esse detalhe parece ter sido feito com um pincel, tal a beleza do resultado”, anima-se Habib. Para unir as duas lanternas traseiras, inclusive, o departamento de Design da marca fez uso de uma régua reflexiva entre elas. O para-choque também é novo.
A despeito de tantas mudanças estéticas, a mecânica do T60 Plus permanece a mesma. Ele continuará sendo impulsionado por um motor de apenas 1,5 litro de deslocamento volumétrico, turboalimentado, para proporcionar o prazer ao dirigir que os compradores dessa faixa de preços também valorizam. Os 168 cv de potência surgem a apenas 5.500 rpm. Mas é no torque que a unidade motriz, dotada de sistema VVT (variador de fase do comando de válvulas), esbanja sua eficiência: ele produz 21,4 kgfm a 2.000 rotações. Na prática, o torque máximo está sempre disponível. Pronto a acelerações vigorosas e retomadas ágeis, o T60 Plus atinge 195 km/h e requer somente 9,6 segundos para sair da imobilidade e alcançar 100 km/h.
Igualmente responsável pela segurança ao rodar, mesmo em altas velocidades, é a suspensão independente MacPherson na frente e com eixo de torção na traseira, com molas e amortecedores calibrados para mesclar conforto ao rodar e firmeza nas curvas. O conjunto é amparado por um extenso conjunto de recursos eletrônicos que preserva aderência e estabilidade em curvas, com destaque para o controle eletrônico de tração e estabilidade. Já o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS, BAS e BOS, sendo esses dois últimos, respectivamente, Brake Assist System e Brake Overide System, isto é, assistência em frenagens de pânico e sistema de “cancelamento”, que atua quando se pisa simultaneamente em freio e acelerador (é cortada a potência do motor, prevalecendo a segurança das frenagens). As rodas são de liga leve aro 17” e têm desenho inédito, calçando pneus 215/50 R17.
A direção é um capítulo à parte. Oferece sistema elétrico progressivo, o que garante maior conforto e segurança ao dirigir sem subtrair potência do motor como nos sistemas hidráulicos. Concebido para acomodar confortavelmente uma família de 5 pessoas, outro diferencial do JAC T60 Plus é a capacidade do porta-malas de 650 litros, que ainda permite expansão com o rebatimento do banco traseiro e que pode chegar a 1.210 litros. Como um modelo de porte médio-grande, mas extremamente bem equipado desde a versão Pack 2, o JAC T60 Plus ganhará notoriedade rapidamente em seu segmento. “Nenhum outro SUV na faixa de R$ 120 mil é tão bem equipado e sofisticado. Além disso, o JAC T60 Plus garante um desempenho empolgante como nenhum outro modelo desta categoria”, define Habib. Com dimensões generosas – 4,41 metros de comprimento, 1,8 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de distância entre-eixos –, o JAC T60 Plus acomoda confortavelmente cinco adultos e prima pela sofisticação. O acabamento é refinado e a lista de equipamentos premia o cliente com o pacote mais generoso do mercado brasileiro.
Não é exagero afirmar que o JAC T60 Plus garante um nível inigualável de equipamentos de série. Ele repete os itens já constantes em outros SUV´s da marca, já na chamada “versão básica”, ou seja, o Pack 2 (R$ 118.990):
- chave Keyless
- faróis com acendimento automático
- luzes diurnas de LED (DLR)
- faróis com regulagem elétrica de altura
- luzes de conversão estática
- cruise control
- sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
- computador de bordo
- volante multifuncional
- freios com ABS, BAS e BOS
- assistente de partida em rampa (HSA – Hill Start Assist)
- controles eletrônicos de tração e estabilidade (TCS e ESP)
- TPMS
- assentos Isofix
- vidros com acionamento elétrico
- retrovisores com acionamento elétrico
- direção elétrica progressiva
- freio de estacionamento elétrico
- Mas o T60 vai além. E ainda contém:
- painel 100% Digital Active Info Display, com tela de TFT e 3 modos de apresentação
- tela multimídia de 10,25 polegadas no console central, com conectividade compatível para AndroidAuto e Apple CarPlay
- Central touch de comandos do multimídia e da climatização
E ainda há um pacote de opcionais que faz seu preço chegar ao valor de R$ 121.990, e que inclui:
- câmera de ré
- bancos em couro ecológico
0 Comentários