Verstappen vence de ponta a ponta, a segunda vitória do holandês no ano foi usando o C3 Hard em um stint muito longo

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • Max Verstappen conquistou a segunda vitória na temporada, décima na carreira, no GP de Abu Dhabi que, pelo sexto ano consecutivo viu o vencedor largar da pole. Ele fez a estratégia Hard-Médio parando apenas uma vez, a mesma foi usada pela Mercedes nos dois carros que também foram ao pódio, Bottas foi o segundo e Hamilton o terceiro, outros seis outros pilotos usaram essa mesma tática.
  • Todos os três compostos estavam no grid de largada, os três primeiros com o Yellow Médio, atrás deles alguns com o Red Soft e vários pilotos do fim do pelotão optaram pelo White Hard, o objetivo era fazer um primeiro stint longo e melhorar a posição ao fim da corrida.

  • Na volta 10 houve um momento chave na corrida, a entrada de um safety car fez com que a maioria dos pilotos, incluindo os líderes, antecipassem a parada para a troca pelos pneus Hard. A dupla da Ferrari não fez a troca, assim como Ricciardo, Magnussen e Giovinazzi.
  • Ricciardo, 11º no grid, foi o melhor classificado a largar com o pneu Hard, chegou em sétimo depois de 39 voltas com o pneu White.
  • É um corrida normalmente de uma parada, alguns pilotos fizeram duas, casos de Nicholas Latifi e Kevin Magnussen, já o seu companheiro na Haas, Pietro Fittipaldi, foi o único piloto a parar três vezes.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "A estratégia de corrida foi fortemente influenciada pelo safety car que levou quase todos a antecipar as paradas planejadas, a ideia era perder menos tempo nos boxes e optar usar o pneu Hard, isso foi fundamental para a corrida. Como resultado, muitos pilotos tiveram que controlar o desgaste para chegarem ao fim sem mais trocas, o resultado foi que o composto Hard resistiu muito bem ao desafio de rodar 45 voltas de corrida. As equipes adotaram estratégias que previmos e todos os três compostos estavam em ação desde o início da prova. Parabéns Max Verstappen por um final de semana dominante, parabéns também para a Fórmula 1 por organizar um calendário fantástico de 17 corridas em circunstâncias extremamente difíceis. Permanecemos em Abu Dhabi para os testes de Young Driver na terça-feira, será quando rodaremos com os pneus de 2020 pela última vez".