Com um papel de extrema importância para o sistema de arrefecimento do motor, o aditivo de radiador tem como funções principais aumentar o ponto de ebulição, diminuir o ponto de congelamento da água, lubrificar e proteger o sistema contra cavitação e eletrólise, e reduzir a formação de espuma
Texto e fotos: Delphi Technologies
Essencial para manter o bom funcionamento do motor, o aditivo pede uma atenção rigorosa dos motoristas. A Delphi Technologies, primeira empresa a patentear e produzir o fluido de arrefecimento universal e portar as normas NBR 13705 e 1426, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), alerta para os cuidados e esclarece mitos sobre sua aplicação.
A utilização de aditivos de alta qualidade é fundamental. Afinal, também são responsáveis por proteger os metais do sistema de arrefecimento contra corrosão e ferrugem. “Os produtos da Delphi Technologies têm como diferencial em sua fórmula o Monoetilenoglicol (MEG), além de uma mistura de inibidores de corrosão para garantir um efeito prolongado e preservar toda a motorização. Mais um destaque é que a marca conta com a maior durabilidade do mercado, alcançando cinco anos ou 241.000 quilômetros rodados”, explica Pedro Valencio, técnico de serviços da empresa. É importante ter em mente que aplicar um aditivo de baixa qualidade pode acarretar diversos problemas a longo prazo. Entre eles, a corrosão do sistema de arrefecimento (radiador, bomba d’água e tubulações em geral), escamação nas suas superfícies internas, e erosão por cavitação de componentes internos do motor. “Além dos problemas citados acima, o proprietário do veículo também pode enfrentar uma deterioração de vedações e tubulações e a formação de gel/borra no sistema de arrefecimento. Abrir mão de um bom produto compromete o motor e traz muita dor de cabeça e também ao bolso do motorista”, ressalta o especialista.
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