Com um papel de extrema importĂ¢ncia para o sistema de arrefecimento do motor, o aditivo de radiador tem como funções principais aumentar o ponto de ebuliĂ§Ă£o, diminuir o ponto de congelamento da Ă¡gua, lubrificar e proteger o sistema contra cavitaĂ§Ă£o e eletrĂ³lise, e reduzir a formaĂ§Ă£o de espuma
Texto e fotos: Delphi Technologies
Essencial para manter o bom funcionamento do motor, o aditivo pede uma atenĂ§Ă£o rigorosa dos motoristas. A Delphi Technologies, primeira empresa a patentear e produzir o fluido de arrefecimento universal e portar as normas NBR 13705 e 1426, da AssociaĂ§Ă£o Brasileira de Normas TĂ©cnicas (ABNT), alerta para os cuidados e esclarece mitos sobre sua aplicaĂ§Ă£o.
A utilizaĂ§Ă£o de aditivos de alta qualidade Ă© fundamental. Afinal, tambĂ©m sĂ£o responsĂ¡veis por proteger os metais do sistema de arrefecimento contra corrosĂ£o e ferrugem. “Os produtos da Delphi Technologies tĂªm como diferencial em sua fĂ³rmula o Monoetilenoglicol (MEG), alĂ©m de uma mistura de inibidores de corrosĂ£o para garantir um efeito prolongado e preservar toda a motorizaĂ§Ă£o. Mais um destaque Ă© que a marca conta com a maior durabilidade do mercado, alcançando cinco anos ou 241.000 quilĂ´metros rodados”, explica Pedro Valencio, tĂ©cnico de serviços da empresa. É importante ter em mente que aplicar um aditivo de baixa qualidade pode acarretar diversos problemas a longo prazo. Entre eles, a corrosĂ£o do sistema de arrefecimento (radiador, bomba d’Ă¡gua e tubulações em geral), escamaĂ§Ă£o nas suas superfĂcies internas, e erosĂ£o por cavitaĂ§Ă£o de componentes internos do motor. “AlĂ©m dos problemas citados acima, o proprietĂ¡rio do veĂculo tambĂ©m pode enfrentar uma deterioraĂ§Ă£o de vedações e tubulações e a formaĂ§Ă£o de gel/borra no sistema de arrefecimento. Abrir mĂ£o de um bom produto compromete o motor e traz muita dor de cabeça e tambĂ©m ao bolso do motorista”, ressalta o especialista.
0 ComentĂ¡rios