O sedĂ£ traz o bĂ¡sico em equipamentos, tem a mesma mecĂ¢nica dos modelos mais caros e atrai pelo preço um pouco menos salgado

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

O sonho de consumo de quase todos os habitantes do planeta, ter um carro japonĂªs. Os orientais se destacam pela qualidade dos seus produtos, baixo custo de manutenĂ§Ă£o, pouca desvalorizaĂ§Ă£o e claro, enquanto vocĂª estĂ¡ usando aproveita o que existe de melhor em tecnologia mecĂ¢nica e de conforto.

Eles nĂ£o custam tĂ£o caro, valem o que entregam, atĂ© as versões mais “simples”, como Ă© o caso do Honda City LX, que Ă© um Ă³timo sedĂ£ de entrada para quem quer se aventurar no mundo dos carros japoneses. Durante uma semana eu pude aproveitar tudo que ele oferece e nĂ£o Ă© pouco, o negĂ³cio Ă© sempre deixar a concorrĂªncia preocupada.

O Honda City LX nĂ£o tem diferença de design e mecĂ¢nica para seus irmĂ£os mais caros, o que aumenta o preço dos outros Ă© o acabamento interno e a maior quantidade de equipamentos. Toda linha Ă© equipada com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, gera 116 cv de potĂªncia, 15,3 kgf.m de torque e a transmissĂ£o Ă© CVT, para ajudar no consumo, o modelo que eu avaliei estava abastecido com gasolina.

É um Ă³timo carro urbano, Ă¡gil nas manobras, confortĂ¡vel para todos os passageiros, estĂ¡ equipado com o considerado bĂ¡sico pela Honda, mas Ă© muito mais que alguns modelos nĂ£o tĂ£o bĂ¡sicos nem pensam ter: ar-condicionado manual, sistema de som com Bluetooth e entrada USB, direĂ§Ă£o elĂ©trica, vidros e travas elĂ©tricas nas quatro portas, volante com ajuste de altura e profundidade, sistema de travamento e destravamento na chave canivete, rodas de liga leve, farĂ³is de neblina e as lanternas de LED.

Outra caracterĂ­stica Ă© a economia de combustĂ­vel, o Honda City LX tem tamanho de carro mĂ©dio e economia de carro pequeno, andando na cidade de SĂ£o Paulo, que tem velocidades baixas em muitas ruas e avenidas, a mĂ¡gica Ă© sempre estar com marchas altas e rotações baixas, com isso fiz a mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 12,1 km/l, com duas pessoas a bordo e ar-condicionado ligado, Ă© um nĂºmero bem expressivo.

As mudanças estĂ©ticas para os modelos anteriores deixaram o Honda City LX mais bonito, ele tem novos para-choques na dianteira e traseira, nova grade frontal, conjunto de farĂ³is e lanternas em LED e tudo isso faz dele um carro que se destaca na rua. Mas o bom mesmo desses modelos sĂ£o as viagens por rodovias bem pavimentadas e com velocidades razoĂ¡veis que existem no estado paulista, aĂ­ ele mostra o quanto Ă© bom!

Fiz uma rĂ¡pida incursĂ£o atĂ© a cidade de Salto, distante 105 km da capital utilizando a rodovia Castelo Branco, que tem trechos com as mais variadas velocidades, começa em 90 km/h e vai atĂ© 120 km/h. Desde a entrada na rodovia, a 5ª marcha jĂ¡ foi engatada e praticamente nĂ£o saiu mais, sĂ³ em um ou dois momentos de retomada de velocidade, inevitĂ¡vel Ă© apĂ³s o pedĂ¡gio, onde vocĂª sai do zero. O Honda City LX atingir a velocidade que se deseja sem fazer muito esforço, Ă© seguro nas curvas, rĂ¡pido nas retas e confortĂ¡vel para todos os ocupantes. Respeitando os limites de velocidade nos vĂ¡rios trechos da estrada, consegui uma mĂ©dia de consumo muito interessante: 15,2 km/l, segundo dados do computador de bordo, quase o consumo de veĂ­culos compactos e com motores de cilindrada bem menor.

O Honda City LX Ă© o modelo da metade da gama, este que foi avaliado pelo site Ă© a versĂ£o 2020, a nova 2021 jĂ¡ foi lançada, tem preço inicial sugerido de R$ 82.100 com frete incluso, 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, assistĂªncia 24 horas, 6 cores para escolher, estĂ¡ nas concessionĂ¡rias para agendar Test Drive e sim, vai te seduzir, como todo carro japonĂªs.

Ficha TĂ©cnica

MOTOR

1.5L i-Vtec SOHC

CombustĂ­vel

Etanol / Gasolina - FlexOne

Cilindrada (cm³)

1.497

DiĂ¢metro dos cilindros x curso dos pistões (mm)

73 X 89,4

Nº de cilindros / disposiĂ§Ă£o / vĂ¡lvulas por cilindro

4/Em Linha/4

PosiĂ§Ă£o

Transversal

PotĂªncia mĂ¡xima - cv / rpm

(E) 116/6000 - (G) 115/6000

Torque mĂ¡ximo - kgfm / rpm

(E) 15,3/4800 - (G) 15,2/4800

Taxa de compressĂ£o

11,4 : 1

FormaĂ§Ă£o de mistura

InjeĂ§Ă£o eletrĂ´nica PGM-FI

TRANSMISSĂƒO

 

CĂ¢mbio

CVT

Embreagem

Conversor de Torque

Rodas motrizes

Dianteira

Relações de marchas

2.526-0.408

 

RĂ© - 2.706-1.382

 

Dif - 4,992

SUSPENSĂƒO

 

Dianteira

Independente tipo MacPherson

Traseira

Eixo de torĂ§Ă£o

DIREĂ‡ĂƒO

 

Tipo

AssistĂªncia elĂ©trica EPS

DiĂ¢metro de giro do veĂ­culo (m)

15,3

Voltas no volante (batente a batente)

3

FREIOS

 

Dianteiros

Disco ventilado 262 mm

Traseiros

Tambor 200 mm

RODAS E PNEUS

 

 

Liga leve 16 x 6J

 

185/55 R16

DIMENSĂ•ES EXTERNAS (mm)

 

Comprimento

4.455

Largura (inclui retrovisores)

1695

Altura (teto)

1485

DistĂ¢ncia entre eixos

2600

Bitola dianteira/traseira

1476 / 1466

DIMENSĂ•ES INTERNAS (mm)

 

NĂºmero ocupantes

5

Head Room (frente / tras)

935 / 903

Leg Room (frente / tras)

1062 / 982

Shoulder Room (frente / tras)

1391 / 1337

CAPACIDADES (litros)

 

Porta malas (litros)

536

Tanque de combustĂ­vel (litros)

46

PESOS (kg)

 

Em ordem de marcha

1.121

Peso mĂ¡ximo permitido

1520

MANUTENĂ‡ĂƒO

 

Revisões, km/tempo

10.000 / 12 meses (o que ocorrer primeiro)

Troca de Ă³leo do motor, km/tempo

10.000 / 12 meses (o que ocorrer primeiro)

Garantia

3 anos sem limite de quilometragem