O sedĂ£ traz o bĂ¡sico em equipamentos, tem a mesma mecĂ¢nica dos modelos mais caros e atrai pelo preço um pouco menos salgado
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda
O sonho de consumo de quase todos os habitantes do planeta, ter um carro japonĂªs. Os orientais se destacam pela qualidade dos seus produtos, baixo custo de manutenĂ§Ă£o, pouca desvalorizaĂ§Ă£o e claro, enquanto vocĂª estĂ¡ usando aproveita o que existe de melhor em tecnologia mecĂ¢nica e de conforto.
Eles nĂ£o custam tĂ£o caro, valem o que entregam, atĂ© as versões mais “simples”, como Ă© o caso do Honda City LX, que Ă© um Ă³timo sedĂ£ de entrada para quem quer se aventurar no mundo dos carros japoneses. Durante uma semana eu pude aproveitar tudo que ele oferece e nĂ£o Ă© pouco, o negĂ³cio Ă© sempre deixar a concorrĂªncia preocupada.
O Honda City LX nĂ£o tem diferença de design e mecĂ¢nica para seus irmĂ£os mais caros, o que aumenta o preço dos outros Ă© o acabamento interno e a maior quantidade de equipamentos. Toda linha Ă© equipada com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, gera 116 cv de potĂªncia, 15,3 kgf.m de torque e a transmissĂ£o Ă© CVT, para ajudar no consumo, o modelo que eu avaliei estava abastecido com gasolina.
É um Ă³timo carro urbano, Ă¡gil nas manobras, confortĂ¡vel para todos os passageiros, estĂ¡ equipado com o considerado bĂ¡sico pela Honda, mas Ă© muito mais que alguns modelos nĂ£o tĂ£o bĂ¡sicos nem pensam ter: ar-condicionado manual, sistema de som com Bluetooth e entrada USB, direĂ§Ă£o elĂ©trica, vidros e travas elĂ©tricas nas quatro portas, volante com ajuste de altura e profundidade, sistema de travamento e destravamento na chave canivete, rodas de liga leve, farĂ³is de neblina e as lanternas de LED.
Outra caracterĂstica Ă© a economia de combustĂvel, o Honda City LX tem tamanho de carro mĂ©dio e economia de carro pequeno, andando na cidade de SĂ£o Paulo, que tem velocidades baixas em muitas ruas e avenidas, a mĂ¡gica Ă© sempre estar com marchas altas e rotações baixas, com isso fiz a mĂ©dia, segundo dados do computador de bordo, de 12,1 km/l, com duas pessoas a bordo e ar-condicionado ligado, Ă© um nĂºmero bem expressivo.
As mudanças estĂ©ticas para os modelos anteriores deixaram o Honda City LX mais bonito, ele tem novos para-choques na dianteira e traseira, nova grade frontal, conjunto de farĂ³is e lanternas em LED e tudo isso faz dele um carro que se destaca na rua. Mas o bom mesmo desses modelos sĂ£o as viagens por rodovias bem pavimentadas e com velocidades razoĂ¡veis que existem no estado paulista, aĂ ele mostra o quanto Ă© bom!
Fiz uma rĂ¡pida incursĂ£o atĂ© a
cidade de Salto, distante
O Honda City LX Ă© o modelo da metade da gama, este que foi avaliado pelo site Ă© a versĂ£o 2020, a nova 2021 jĂ¡ foi lançada, tem preço inicial sugerido de R$ 82.100 com frete incluso, 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, assistĂªncia 24 horas, 6 cores para escolher, estĂ¡ nas concessionĂ¡rias para agendar Test Drive e sim, vai te seduzir, como todo carro japonĂªs.
Ficha TĂ©cnica
MOTOR |
1.5L i-Vtec SOHC |
CombustĂvel |
Etanol /
Gasolina - FlexOne |
Cilindrada
(cm³) |
1.497 |
DiĂ¢metro dos
cilindros x curso dos pistões (mm) |
73 X 89,4 |
Nº de
cilindros / disposiĂ§Ă£o / vĂ¡lvulas por cilindro |
4/Em Linha/4 |
PosiĂ§Ă£o |
Transversal |
PotĂªncia
mĂ¡xima - cv / rpm |
(E) 116/6000
- (G) 115/6000 |
Torque mĂ¡ximo
- kgfm / rpm |
(E) 15,3/4800
- (G) 15,2/4800 |
Taxa de
compressĂ£o |
11,4 : 1 |
FormaĂ§Ă£o de
mistura |
InjeĂ§Ă£o
eletrĂ´nica PGM-FI |
TRANSMISSĂƒO |
|
CĂ¢mbio |
CVT |
Embreagem |
Conversor de
Torque |
Rodas
motrizes |
Dianteira |
Relações de
marchas |
2.526-0.408 |
|
RĂ© -
2.706-1.382 |
|
Dif - 4,992 |
SUSPENSĂƒO |
|
Dianteira |
Independente
tipo MacPherson |
Traseira |
Eixo de
torĂ§Ă£o |
DIREĂ‡ĂƒO |
|
Tipo |
AssistĂªncia
elétrica EPS |
DiĂ¢metro de
giro do veĂculo (m) |
15,3 |
Voltas no
volante (batente a batente) |
3 |
FREIOS |
|
Dianteiros |
Disco
ventilado |
Traseiros |
Tambor |
RODAS E PNEUS |
|
|
Liga leve 16
x 6J |
|
185/55 R16 |
DIMENSĂ•ES EXTERNAS (mm) |
|
Comprimento |
4.455 |
Largura
(inclui retrovisores) |
1695 |
Altura (teto) |
1485 |
DistĂ¢ncia
entre eixos |
2600 |
Bitola
dianteira/traseira |
1476 / 1466 |
DIMENSĂ•ES INTERNAS (mm) |
|
NĂºmero
ocupantes |
5 |
Head Room
(frente / tras) |
935 / 903 |
Leg Room
(frente / tras) |
1062 / 982 |
Shoulder Room
(frente / tras) |
1391 / 1337 |
CAPACIDADES (litros) |
|
Porta malas
(litros) |
536 |
Tanque de
combustĂvel (litros) |
46 |
PESOS (kg) |
|
Em ordem de
marcha |
1.121 |
Peso mĂ¡ximo
permitido |
1520 |
MANUTENĂ‡ĂƒO |
|
Revisões,
km/tempo |
10.000 / 12 meses (o que ocorrer primeiro) |
Troca de Ă³leo
do motor, km/tempo |
10.000 / 12 meses (o que ocorrer primeiro) |
Garantia |
3 anos sem
limite de quilometragem |
0 ComentĂ¡rios