Verstappen lidera os dois treinos, com o composto C3 faz o melhor tempo apesar do circuito muito escorregadio

Texto e fotos: Pirelli

Diferença entre os compostos

Resumo dos pneus da sexta-feira

  • O retorno ao Istanbul Park depois de nove anos foi marcado pelo asfalto novo e escorregadio. Com a pista ligeiramente úmida no FP1 e com baixas temperaturas (menos de 20º) no FP2, a aderência era crítica e tiveram algumas escapadas de pista além do esfarelamento dos pneus, principalmente o Soft. O desgaste e a degradação foram extremamente baixos.
  • Como resultado, os tempos de volta foram mais lentos que nas simulações previstas das equipes.
  • Os três compostos foram testados, com as equipes utilizando principalmente o P Zero White Hard pela manhã e na parte da tarde os outros dois, o Red Soft e o Yellow Médio.
  • A diferença de desempenho estimada entre os pneus é bastante semelhante, cerca de 0s9 entre Soft e Médio e 0s8 entre Médio e Hard.
  • A Red Bull foi a mais rápida em ambas as sessões com Max Verstappen, mais de cinco segundos separaram o carro mais rápido do mais lento no FP2.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "O novo asfalto do Istanbul Park, que tem menos de duas semanas, provou ser extremamente escorregadio. Na verdade, esperávamos algo mais parecido com Portugal,  foi bem diferente e com baixíssima aderência. Houve grande evolução da pista, apesar de não haver corridas de suporte e da superfície ter sido lavada durante a noite, isso fez com que algumas áreas estivessem levemente úmidas pela manhã. Vimos um pouco de esfarelamento no Soft, como esperado nas condições extremas, mas esta situação deve melhorar durante o fim de semana quando mais borracha for acumulada, com os pilotos conseguindo aquecer melhor os pneus e a pista continuando a evoluir. No entanto, precisamos ficar de olho no clima, existe a possibilidade de chuva em algum momento do fim de semana e que pode zerar as condições da pista e aumentar o que já é um grande desafio".