A Marelli Cofap Aftermarket, maior empresa do mercado de reposição do Brasil, complementa a linha de kits de manutenção do sistema de injeção eletrônica com 67 novos códigos da marca Magneti Marelli

Texto e fotos: SD&PRESS Consultoria

Entre as novidades, estão componentes que atendem veículos equipados com motores convencionais de quatro cilindros e até aqueles que utilizam os novos propulsores com três cilindros. Com esse novo pacote de lançamentos, a empresa mantém sua estratégia de oferecer um portfólio completo e garantir a maior cobertura da frota de veículos do País.

Nos kits para manutenção do sistema de injeção eletrônica de combustível, desenvolvidos para facilitar o trabalho do reparador, estão todos os itens necessários para a revisão e manutenção desse sistema, fundamental para o bom funcionamento do motor. A composição de cada kit varia de acordo com as especificidades de sua aplicação. Os novos códigos atendem modelos das marcas Chevrolet, Citroën, Daihatsu, Fiat, Ford, Honda, Kia, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Subaru, Toyota e Volkswagen.

Como funciona
Responsável por controlar a quantidade de mistura ar-combustível enviada para o motor, um sistema de injeção eletrônica de combustível bem regulado e com a manutenção em dia permite que os índices de emissão de poluentes se restrinjam ao que foi estabelecido no projeto do propulsor através do gerenciamento realizado pela central eletrônica, que analisa online e em tempo integral o seu funcionamento, ajustando parâmetros de volumes de ar e de combustível pulverizados pelos bicos injetores no interior dos cilindros com o objetivo de obter o melhor desempenho e eficiência. Os kits para manutenção do sistema de injeção eletrônica de combustível Magneti Marelli são compostos por anéis e juntas de vedação que, quando desgastados ou avariados, prejudicam o funcionamento do sistema e, consequentemente, comprometem o desempenho e a eficiência do motor.

Manutenção preventiva
A luz de injeção eletrônica acesa no painel é o principal alerta de que algo não funciona bem na injeção eletrônica. Se isso acontecer, o motorista deve procurar imediatamente uma oficina de sua confiança. Esse cuidado é fundamental, pois o mau funcionamento pode danificar outros componentes. Outros sinais de alerta são aumento do consumo do combustível, perda de potência, dificuldade de dar a partida e problemas com a marcha lenta. Muitas vezes, a causa pode ser o acúmulo de impurezas, devido ao uso de combustíveis adulterados, fora das especificações estabelecidas pela ANP (Agência Nacional de Petróleo). A falha também pode ser provocada problemas no catalisador ou falhas na leitura da sonda lambda, localizada junto ao coletor de escape do carro. Recomenda-se a substituição dos anéis de vedação sempre que o sistema sofrer desmontagem. Mais informações podem ser encontradas em www.mmcofap.com.br.