Compostos mais duros para as grandes exigências de Portimão
Texto e fotos: Pirelli
Porque escolhemos os pneus
- A montanha-russa de subidas e descidas do circuito português de Portimão, no Algarve, é uma novidade para a Fórmula 1. Para o primeiro GP desde 1996, foram escolhidos os três compostos mais duros: C1 como P Zero White Hard, C2 como P Zero Yellow Médio e o C3 como P Zero Red Soft.
- Esta seleção foi feita para lidar com as grandes demandas do circuito ondulado. Embora seja uma pista moderna, tem um toque de velha guarda.
- Ninguém sabe exatamente o que esperar de Portimão na Fórmula 1, mas a Pirelli tem alguma experiência anterior na pista com carros GT, uma escolha conservadora foi feita ao nomear os pneus mais duros da gama a fim de cobrir todas as eventualidades.
- Embora a corrida ocorra em outubro, ainda são possíveis temperaturas quentes superiores a 25 graus ao sul de Portugal.
- Pela primeira vez neste ano, há um afastamento da seleção padrão de oito macios, três médios e dois duros. Em Portugal (e na Turquia, no próximo mês), os pilotos receberão sete conjuntos de macios, três conjuntos de médio e três conjuntos de duros. Isso é para atender à severidade esperada dessas duas pistas.
- Durante a primeira meia hora de FP2, todas as equipes testarão protótipos de pneus slick de 13 polegadas, de acordo com o plano de testes a ser definido pela Pirelli. Isso validará o desenvolvimento para 2021, a temporada final das 13 polegadas na F1.
Características da pista
- A pista ondulada contém 15 curvas e uma longa reta, com a última curva muito longa para a direita (Galp) colocando muita energia, em particular, nos pneus.
- Há uma grande variedade de curvas, uma das razões pelas quais Portimão foi escolhido como local de testes da F1 no início de temporada de 2009. Os pneus estão sujeitos a demandas de energia laterais e, principalmente, longitudinais, devido à forte frenagem, o que representará um desafio considerável. Como de costume em qualquer novo circuito, os dados coletados nos treinos livres serão vitais para estabelecer essas informações e formular a estratégia certa.
- O circuito é bastante largo com até 14 metros, o que deve ajudar nas ultrapassagens.
- A pista foi totalmente repavimentada há algumas semanas, então o novo asfalto é uma incógnita, pode ter características diferentes da superfície anterior.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Pela primeira vez entramos em uma rodada dupla com dois circuitos que são novos para a Fórmula 1 em sua era híbrida, começando por Portimão, que faz sua estreia em grandes prêmios. Embora a Fórmula 1 nunca tenha corrido lá antes, temos alguma experiência desta pista através do GT e do Mundial de Superbike, o que nos dá uma boa ideia do que esperar. É um local absolutamente espetacular e achamos que os pilotos vão adorar correr lá. Portimão é bastante exigente com pneus e isso pode ser acentuado pelo tempo quente, por isso que trouxemos os três compostos mais duros. Também ajustamos a seleção de pneus padrão neste fim de semana, com os pilotos recebendo um conjunto extra de duros e um conjunto a menos de macios. No FP2, os pilotos vão experimentar os pneus de 13" do próximo ano pela primeira vez, durante a meia hora de abertura da sessão. Como de costume, este será um teste 'cego', então os pilotos não saberão exatamente o que estão testando".
Pneus indicados para a temporada
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