Fórmula 1 volta a Ímola com compostos do meio da gama

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus

  • Para a última das três corridas na Itália este ano, a Fórmula 1 retorna a Ímola pela primeira vez desde 2006. Foram escolhidos os três pneus do meio da gama: C2 como P Zero White Hard, C3 como P Zero Yellow Médio e C4 como o P Zero Red Soft.
  • Este fim de semana consecutivo de corrida será diferente, sem treinos livres na sexta-feira e com uma única sessão de FP de 90 minutos no sábado antes da classificação. Assim, as quantidades de pneus foram ajustadas, ao invés dos habituais 13 serão 10 jogos disponíveis por piloto durante todo o fim de semana, dois jogos de Hard, dois jogos de Médios e seis jogos de Soft.
  • Os pilotos terão que devolver três jogos de pneus após esta sessão, deixando o mesmo número de jogos disponíveis para a classificação e corrida como um evento padrão. A alocação de pneus intermediários e de chuva permanece inalterada.
  • Os pneus do meio da gama foram escolhidos de acordo com as características de Ímola, uma pista famosa por ser técnica e com uma vasta diferença de curvas que testam todos os aspectos do desempenho de um carro.

Características da pista

  • Como muitos circuitos históricos em toda a Europa, Ímola foi originalmente criada como estrada, logo após a Segunda Guerra Mundial e antes de se tornar um circuito permanente, a primeira vez que teve uma corrida de Fórmula 1 (não válida pelo campeonato) foi em 1963.
  • O circuito tem sido continuamente atualizado, com uma série de modificações implementadas desde a última corrida da F1 há 14 anos. A Variante Bassa desapareceu e a longa reta que vai para Tamburello está dividida por duas curvas à direita. Mais áreas de escape foram adicionadas, especialmente na Variante Alta e há novas garagens de box também, apenas a velha torre Marlboro, que antecede a linha de largada chegada, permanece no complexo.
  • Ímola é um circuito anti-horário, com 12 curvas à esquerda e nove à direita, a largura do circuito é bastante estreita em alguns pontos, o que torna as ultrapassagens razoavelmente complicadas e coloca grande importância na estratégia de corrida.
  • O circuito foi reasfaltado desde a última corrida de F1, o que significa que o asfalto é geralmente bastante macio e não força muito os pneus, por isso, foram escolhidos pneus adequados às demandas médias.
  • No entanto, a superfície ainda é bastante irregular e existem algumas zebras altas, significa que é importante encontrar uma configuração adaptável e seguir o traçado ideal. A última equipe de Fórmula 1 a ir para pista em Ímola foi a Alpha Tauri, que usou o circuito para um dia de filmagem (além de alguns testes com um carro antigo) durante o verão, antes do início da temporada na Áustria. Esta é a primeira vez que a atual geração de carros turbo híbridos corre em Ímola.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Os testes que fizemos no fim de semana passado em Portimão para avaliar as especificações dos pneus 2021 foram bem, conforme o previsto. Estamos, agora, analisando todos os dados recolhidos, porque até 1º de novembro temos de nomear a especificação definitiva para o próximo ano. Este fim de semana em Ímola, haverá muito para se acostumar em um curto espaço de tempo. Depois de Portugal, as equipes têm que lidar com um novo formato de fim de semana de corrida e tempo de treino reduzido naquela que será uma pista totalmente nova para a maioria dos pilotos, embora eles já praticaram este cenário em Nürburgring recentemente. Como seria de se esperar em um circuito com tanta história, Ímola dá uma sensação de velha guarda como Mugello, acreditamos que os pilotos vão adorar correr lá. Encontrar a configuração certa o mais rápido possível será a chave para o sucesso, pois a natureza técnica da pista significa que é sempre difícil encontrar o equilíbrio correto. Ultrapassar pode ser bastante complicado e o clima nesta época do ano é imprevisível, então a estratégia deve desempenhar um papel importante, mas deve ser flexível o suficiente para se adaptar às circunstâncias mutáveis".

Pneus indicados para a temporada