Pneus do meio da gama no retorno da Fórmula 1 para Nürburgring

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus

  • 2013, sete anos após a última corrida da Fórmula 1 em Nürburgring o lendário circuito alemão está de volta para o GP de Eifel, a Pirelli leva os três compostos do meio da gama: C2 como P Zero White Hard, C3 como P Zero Yellow Médio e C4 como P Zero Red Soft.
  • Já faz tanto tempo desde a última corrida que ele pode até ser considerado um novo circuito, a geração de carros da Fórmula 1 equipada com motores turbo híbridos nunca correu nesta pista. No entanto, equipes e pilotos devem ter alguma ideia do que esperar, seja pelo passado ou por experiências em outros campeonatos, se bem que a corrida de 2013 foi realizada em julho. Com isso, todo o processo de coleta de dados durante os treinos livres da sexta-feira começará do zero.
  • Com grande variedade de curvas e nenhuma informação dos atuais carros de Fórmula 1 na pista nesta época do ano, a Pirelli optou por trazer pneus que cobrem o meio-termo para lidar com uma grande variedade de circunstâncias.
  • Experiências anteriores mostraram que Nürburgring não é muito exigente com os pneus, outra razão para a escolha dos compostos mais macios.

Características da pista

  • O clima tem tudo para ser a maior preocupação nesta época do ano, existe a possibilidade de chuva e baixas temperaturas. As recentes 24 Horas de Nürburgring foram paradas por mais de nove horas por causa de uma chuva torrencial, então existe grande chance de vermos os Cinturato em algum momento durante o fim de semana. A chuva frequente na região de Eifel também significa que a superfície da pista é "verde" e escorregadia, já que é frequentemente "lavada" pela água da chuva.
  • Existem algumas zebras bastante agressivas nas chicanes (especialmente na NGK) que encorajam os pilotos a seguirem a linha limpa.
  • Nürburgring é geralmente um circuito equilibrado, com uma mistura igual de forças laterais e longitudinais que atuam no carro.
  • O hairpin na curva sete é bastante complicado de ser feito, é preciso uma grande desaceleração na chegada e o pneu dianteiro esquerdo trabalha muito para compensar a inclinação incomum da curva.
  • A temperatura abaixo de dez graus centígrados pode causar “rachaduras de frio” nos pneus, o que significa que eles precisam ser cuidadosamente tratados enquanto são colocados na área de montagem e depois armazenados pelas equipes.



Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Nürburgring é praticamente um local novo para nós, então vamos tratá-lo como se estivéssemos indo para lá pela primeira vez na Fórmula 1, embora, claro, nos lembremos bem e tenhamos corrido lá muitas vezes em outros campeonatos. Para garantir que ter tudo coberto, trouxemos os três pneus do meio da nossa gama, que também são adequados para as diversas demandas desta pista. Provavelmente, o fator mais preocupante será o clima, com baixas temperaturas e chuva bastante prováveis ​​nesta época do ano. Como resultado, as equipes podem ter que lidar com algumas circunstâncias bastante incomuns, em uma pista que elas não estão particularmente familiarizadas. Portanto, esta é uma corrida que deve favorecer os pilotos e equipes capazes de lidar com novas situações rapidamente. Acho que é justo dizer que estamos prontos para uma corrida com muitas variáveis e que poderemos até ver todos os cinco tipos de pneus que trouxemos para o GP sendo usados ao longo do fim de semana".

Pneus indicados para a temporada