Hamilton vence e iguala o recorde de vitórias de Schumacher, o inglês usou a estratégia de duas paradas

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • Lewis Hamilton conquistou sua 91ª vitória na carreira e igualou o recorde de Michael Schumacher, ele travou um duelo acirrado com Max Verstappen, fez duas paradas trocando os pneus P ​​Zero Red Soft pelos P Zero Yellow Médio e depois voltando para os Soft para o stint final. Verstappen seguiu a mesma estratégia, inclusive parando nas mesmas voltas que Hamilton.
  • A estratégia foi influenciada por um safety car virtual e depois por um safety car. No safety car virtual, com cerca de um quarto da corrida disputado, vários pilotos fizeram a primeira parada, incluindo os três primeiros. Quando o safety car entrou, vários fizeram a segunda parada, incluindo os finalistas ao pódio. Houve, então, uma corrida alucinante de 10 voltas até o fim, com os pilotos da frente usando pneus Soft.

  • Daniel Ricciardo terminou em terceiro, usando uma estratégia semelhante aos primeiros e garantiu o primeiro pódio da Renault desde 2011.
  • Só um piloto parou apenas uma vez, Romain Grosjean mudou o pneu Médio para o P Zero White Hard na volta 28 e conseguiu terminar em 9º depois de largar em 16º.
  • O piloto que mais ganhou posições na corrida foi Nico Hulkenberg. Ele que largou em 20º por ter sido convocado às pressas para a classificação no sábado, terminou em 8º seguindo a mesma estratégia dos cinco primeiros: Soft-Médio-Soft.
  • As temperaturas permaneceram baixas, 11 graus ambiente no final da corrida e 19 graus na pista, manter os pneus na temperatura correta foi desafiador, principalmente depois da saída do safety car.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Parabéns a Lewis Hamilton por igualar o recorde de Michael Schumacher de 91 vitórias e também a Kimi Raikkonen por marcar um novo recorde de largadas em GPs. Esta foi uma corrida extremamente inusitada, com o tempo frio e a falta de treinos na sexta-feira, todo o trabalho de preparação foi feito em apenas uma sessão no sábado, mas embora não houvesse informações sobre desgaste dos pneus, verificou-se menos granulação do que o esperado, o que levou algumas equipes a pensar em parar apenas uma vez. No final, vimos uma granulação leve no composto Soft, mas isso não influenciou no resultado da corrida. A estratégia foi amplamente influenciada pelos dois safety cars, virtual e real, que foram perfeitamente sincronizados para os líderes nos darem um final de corrida emocionante".

Campeonato